Hamilton pilota como um campeão, vence o GP do México e se aproxima do hexa
Em uma corrida disputada até o final, Lewis Hamilton conseguiu uma improvável vitória no GP do México numa prova cheia de alternativas, diferentes estratégias e brigas na pista. Faltando 15 voltas para o final, era impossível saber quem seria o vencedor. Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Charles Leclerc tinham condições de ganhar e estavam separados por menos de 8 segundos.
O cenário era mais incerto porque Hamilton liderava a corrida, mas tinha pneus desgastados. Só que ele fez valer a categoria que rendeu cinco títulos mundiais. Tirou voltas rápidas de um jogo de pneus que tinha pelo menos 14 voltas a mais que os rivais. Desta maneira, conseguiu se mante na frente.
O desempenho aproxima, e muito, Hamilton do hexa. A 83ª vitória da carreira do inglês faz ele precisar somente de 4 pontos para levar o título da temporada. O inglês precisa somente de um 8º lugar no GP dos Estados Unidos, que será disputado no próximo domingo.
"O resultado foi incrível, a equipe continua trabalhando muito focada. Tive uma avaria no carro, foi uma sequência de voltas muito grande com esses pneus e estou muito feliz. O GP do México sempre foi difícil para nós, mas hoje o carro foi ótimo. Não foi fácil manter as Ferraris atrás da gente", disse o vencedor da prova porque a Mercedes era considerada a terceira força do final de semana, atrás da Ferrari e Red Bull.
Corrida emocionante
Nas últimas 20 voltas, Vettel era o segundo e não conseguia se aproximar, muito de Hamilton por causa da tocada defensiva que precisava adotar já que era seguido por Bottas, que estava a menos de 1 segundo dele. O piloto da Mercedes era mais rápido no setor misto, mas o motor não conseguia acompanhar a potência da Ferrari na reta e assim ultrapassar o rival.
Leclerc vinha em quarto e cada vez mais perto, só que errou ao tentar se livrar de um retardatário. Tudo poderia acontecer, mas nada aconteceu. Hamilton fez valer seu talento e ganhou com pneus desgastados porque fez a parada nos boxes muito cedo.
Largada movimentada
A largada do GP do México foi cheia de pilotos espremidos e um dos que se deu mal foi Lewis Hamilton. Ele largou na terceira posição e caiu para quinto lugar depois de se envolver em duas confusões.
O inglês arrancou sua Mercedes na mesma toada das Ferraris que estavam a frente dele, mas ao tentar emparelhar com Sebastian Vettel, foi espremido e chegou a haver um toque entre eles. Além de não ultrapassar o rival, Hamilton ficou exposto ao ataque de Max Verstappen, então quarto.
Eles dividiram várias curvas com manobras agressivas até que saíram da pista após um toque. O líder do campeonato caiu para a quinta posição. A direção de prova chegou a investigar a manobra com Vettel, mas não houve punição.
Pódio diferentão
Verstappen fura pneu e arruína corrida
O holandês Max Verstappen tinha o cenário dos sonhos ao final do treino classificatório, quando marcou o melhor tempo. Mas ele não obedeceu a uma bandeira amarela e perdeu três posições. Largou em quarto, perdeu posições na confusão com Hamilton e retornou à pista atrás de Valtteri Bottas.
Arrojado, o holandês foi para a ultrapassagem em uma chicane deslizando sobre o asfalto, mas segurando o carro na pista. Manobra bonita, mas que terminou com o pneu traseiro direto furado por um toque em Bottas.
Ainda era a volta de número 6 e Verstappen ocupava a última posição e não tinha chances de repetir a vitória do ano passado. Um final de semana que se desenhava promissor, afundava. O favorito a vencer a corrida terminou em 6º e alimentou os críticos que dizem que o holandês tem muito talento, mas pouca cabeça.
Ferrari desperdiça cenário positivo
Enquanto os concorrentes se enroscavam e perdiam tempo, os dois pilotos da Ferrari conseguiram passar ilesos pela largada. Vettel não sofreu avarias quando espremeu Hamilton e manteve a segunda colocação com tranquilidade.
A corrida apontava para uma vitória da equipe. Seus carros ocupavam as duas primeiras posições e foram bem nos treinos de classificação. O único a superar a dupla Leclerc e Vettel foi Max Verstappen, que jogara a corrida fora. Parecia o cenário ideal para um triunfo.
Mas a equipe deixou de liderar a corrida quando Hamilton parou cedo e se manteve na pista no momento em que os demais pilotos entraram nos boxes. A Ferrari teve sua parcela de contribuição no resultado porque errou na troca de pneus de Leclerc, que perdeu 4 segundos que permitiriam voltar a frente de Vettel e Bottas.
O piloto também tem sua parte em terminar somente em quarto porque errou quando perseguia Bottas. Vettel tentou o que pode, mas disse, em entrevista depois da corrida, que não pode acompanhar o ritmo da Mercedes e se mostrou surpreso com a resistência do jogo de pneus de Hamilton.
""Foi uma surpresa, os pneus duros duraram muito, eu tinha o Bottas me pressionando, mas o Hamilton parecia estar passeando no fim da prova. Estou feliz, mas poderíamos ter feito uma estratégia melhor", declarou o alemão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.