Fórmula 1 adia mais três GPs em função da pandemia do novo coronavírus
A Fórmula 1 anunciou hoje o adiamento de mais três Grandes Prêmios da temporada 2020 em função da pandemia do novo coronavírus: Holanda, Espanha e Mônaco. As etapas estavam marcadas todas para o mês de maio: dia 3 em Zandvoort, dia 10 em Barcelona e dia 24 em Monte Carlo.
Com o anúncio de hoje, já são sete as provas afetadas pelo contágio internacional. O GP da Austrália, que abriria a temporada, em 15 de março, foi cancelado. Já as etapas do Bahrein (22 de março), do Vietnã (5 de abril) e da China (19 de abril) também já haviam sido adiadas.
"A Fórmula 1, a FIA e os três promotores (das provas) tomaram tais decisões para assegurar a saúde e a segurança das pessoas que viajam, dos participantes do campeonato e dos fãs, que seguem sendo nossa principal preocupação", diz o diretor-executivo da categoria, Chase Carey, em comunicado oficial.
Segundo a Fórmula 1, todas as partes envolvidas se comprometem a estudar a viabilidade de encontrar datas alternativas para a realização das corridas ainda neste ano. A categoria projeta começar a temporada depois de maio, mas continuará a monitorar a situação.
Sem as sete primeiras etapas, a temporada 2020 da F-1 tem, neste momento, 15 Grandes Prêmios confirmados. A primeira etapa da categoria, neste momento, é o GP do Azerbaijão, agendado para os dias 5, 6 e 7 de junho.
Confira o comunicado de Chase Carey, diretor-executivo da Fórmula 1:
"Em vista da contínua expansão global da covid-19 e após discussões em andamento com a FIA e os três promotores, foi confirmado hoje que o GP da Holanda de Fórmula 1 2020, o Grande Prêmio de Espanha de Fórmula 1 2020 e o Grande Prêmio de Espanha de 2020 e o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco 2020 serão adiados."
"Devido à natureza contínua e fluida da situação mundial da covid-19, a Fórmula 1, a FIA e os três promotores tomaram tais decisões para assegurar a saúde e a segurança das pessoas que viajam, dos participantes do campeonato e dos fãs, que seguem sendo nossa principal preocupação."
"A Fórmula 1 e a FIA continuam a trabalhar em estreita colaboração com os promotores afetados e as autoridades locais para monitorar a situação e tomar o tempo necessário para estudar a viabilidade de possíveis datas alternativas para cada Grande Prêmio no final do ano, caso a situação melhore."
"A Fórmula 1 e a FIA esperam começar a temporada do Mundial 2020 assim que for seguro fazê-lo depois de maio e continuarão a monitorar regularmente a situação da covid-19 em andamento."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.