Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 adia mais três GPs em função da pandemia do novo coronavírus

Com os adiamentos das etapas de Holanda, Espanha e Mônaco, F-1 já tem sete etapas afetadas pela covid-19 - Boris Horvat/AFP
Com os adiamentos das etapas de Holanda, Espanha e Mônaco, F-1 já tem sete etapas afetadas pela covid-19 Imagem: Boris Horvat/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 12h23

A Fórmula 1 anunciou hoje o adiamento de mais três Grandes Prêmios da temporada 2020 em função da pandemia do novo coronavírus: Holanda, Espanha e Mônaco. As etapas estavam marcadas todas para o mês de maio: dia 3 em Zandvoort, dia 10 em Barcelona e dia 24 em Monte Carlo.

Com o anúncio de hoje, já são sete as provas afetadas pelo contágio internacional. O GP da Austrália, que abriria a temporada, em 15 de março, foi cancelado. Já as etapas do Bahrein (22 de março), do Vietnã (5 de abril) e da China (19 de abril) também já haviam sido adiadas.

"A Fórmula 1, a FIA e os três promotores (das provas) tomaram tais decisões para assegurar a saúde e a segurança das pessoas que viajam, dos participantes do campeonato e dos fãs, que seguem sendo nossa principal preocupação", diz o diretor-executivo da categoria, Chase Carey, em comunicado oficial.

Segundo a Fórmula 1, todas as partes envolvidas se comprometem a estudar a viabilidade de encontrar datas alternativas para a realização das corridas ainda neste ano. A categoria projeta começar a temporada depois de maio, mas continuará a monitorar a situação.

Sem as sete primeiras etapas, a temporada 2020 da F-1 tem, neste momento, 15 Grandes Prêmios confirmados. A primeira etapa da categoria, neste momento, é o GP do Azerbaijão, agendado para os dias 5, 6 e 7 de junho.

Confira o comunicado de Chase Carey, diretor-executivo da Fórmula 1:

"Em vista da contínua expansão global da covid-19 e após discussões em andamento com a FIA e os três promotores, foi confirmado hoje que o GP da Holanda de Fórmula 1 2020, o Grande Prêmio de Espanha de Fórmula 1 2020 e o Grande Prêmio de Espanha de 2020 e o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco 2020 serão adiados."

"Devido à natureza contínua e fluida da situação mundial da covid-19, a Fórmula 1, a FIA e os três promotores tomaram tais decisões para assegurar a saúde e a segurança das pessoas que viajam, dos participantes do campeonato e dos fãs, que seguem sendo nossa principal preocupação."

"A Fórmula 1 e a FIA continuam a trabalhar em estreita colaboração com os promotores afetados e as autoridades locais para monitorar a situação e tomar o tempo necessário para estudar a viabilidade de possíveis datas alternativas para cada Grande Prêmio no final do ano, caso a situação melhore."

"A Fórmula 1 e a FIA esperam começar a temporada do Mundial 2020 assim que for seguro fazê-lo depois de maio e continuarão a monitorar regularmente a situação da covid-19 em andamento."

Fórmula 1