Topo

Fórmula 1

Briatore lamenta poucos duelos de Senna e Schumi e comenta "m..." de Alonso

Ex-chefe da Renault queria ter visto brasileiro e alemão na mesma equipe - EFE/Luca Zennaro
Ex-chefe da Renault queria ter visto brasileiro e alemão na mesma equipe Imagem: EFE/Luca Zennaro

Do UOL, em São Paulo

09/04/2020 16h11

O lendário chefe de equipe da Benetton e da Renault não hesitou em colocar Ayrton Senna e Michael Schumacher no seu pódio dos melhores pilotos da história da Fórmula 1. Para o italiano Flavio Briatore, teria sido um privilégio para a categoria poder presenciar mais duelos entre os dois.

"Queria ter visto Senna e Schumacher na mesma equipe porque não vimos eles competirem um contra o outro", lembrou Briatore em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

Então tricampeão mundial à época, Senna morreu em 1994 ao se acidentar na terceira etapa da temporada, que veria Schumacher se sagrar campeão pela primeira vez ao final do ano, justamente com Briatore como chefe de equipe da Benetton.

Prestes a fazer 70 anos, o italiano completou seu pódio dos melhores pilotos com o espanhol Fernando Alonso. "Se tivesse tido uma equipe eu teria o escolhido. Ele é um rottweiler e comete muitos poucos erros", definiu.

Briatore trabalhou por anos com Alonso na Renault e conquistou dois mundiais com o espanhol, em 2005 e 2006. O ex-chefe de equipe se mostrou um grande fã de Alonso, mas lembrou o grande erro da carreira do piloto. "A única m... é que ele foi para a McLaren", disse, citando a troca de escuderia feita em 2007, após deixar a Renault.

Para o italiano, Alonso poderia ter tido um destino melhor também na Ferrari. "Ele perdeu dois mundiais por razões que fugiram ao seu controle. Foi muito difícil, nunca tinha visto ele chorar", afirmou Briatore sobre o campeonato de 2010, vencido pelo alemão Sebastian Vettel na última corrida, mesmo com Alonso como favorito ao título. "A história da Fórmula 1 teria mudado. No ano seguinte, com uma motivação incrível, ele teria vencido novamente."

Ainda sobre a Ferrari, Briatore disse não entender porque a escuderia italiana não ganha um mundial desde 2007. "A Ferrari é um pouco o sonho de todo mundo, acho que não seria difícil administrá-la", disse. "Não entendo como não ganha: tem dinheiro, tem história, tem mecânicos muito bons, acho que falta juntar tudo."

Fórmula 1