F-1: Ferrari considera branda a punição à Racing Point e diz que recorrerá
A Ferrari anunciou hoje que vai apelar da decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de punir a Racing Point com a perda de 15 pontos no campeonato e a multa de 400 mil euros (R$ 2,5 milhões). A escuderia italiana acredita que a punição foi muito branda.
"Podemos confirmar que acabamos de declarar nossa intenção de apelar contra a decisão dos Comissários da FIA sobre a Racing Point", disse a Ferrari, em nota.
A Racing Point foi considerada culpada após protesto da Renault em relação aos dutos de freio do carro, que ficou conhecido como Mercedes rosa devido à sua semelhança ao carro dos hexacampeões do mundo.
Os pontos perdidos são referentes aos conquistados pelo time inglês no GP da Estíria, o segundo da temporada e o primeiro cujo resultado foi protestado pela Renault.
A escuderia francesa repetiu o procedimento nas duas etapas seguintes, Hungria e Grã-Bretanha, mas a Racing Point recebeu apenas advertências por usar os dutos nestas provas.
A briga da Renault, do ponto de vista técnico, se deu pela semelhança dos dutos de freio da Racing Point e da Mercedes. Até o ano passado, esta era uma peça que poderia ser comercializada entre as equipes, ou seja, o time de Silverstone comprou, legalmente, os dutos da Mercedes, apesar de não tê-los usado em 2019. Mas, a partir deste ano, era necessário que cada construtor fizesse seu projeto.
O argumento que foi comprovado e acabou fazendo a Renault ganhar a causa foi o fato de a Racing Point ter usado informações do projeto CAD da Mercedes para desenhar os dutos de freio traseiros, fazendo apenas "alterações mínimas", segundo a FIA. Isso ficou claro depois que a equipe e a própria Mercedes enviaram à FIA seus projetos - a Racing Point dos dutos deste ano, e a Mercedes, de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.