Topo

Fórmula 1

Piloto do dia, Vettel diz que "não tinha nada a perder"

Vettel afirma que estratégia de uma parada foi certa - Divulgação
Vettel afirma que estratégia de uma parada foi certa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/08/2020 13h57

O alemão Sebastian Vettel tem seu futuro na Fórmula 1 como uma incógnita. Mas ainda assim lhe sobra espaço para agradar a seus fãs. Com o sétimo lugar conquistado hoje, no GP da Espanha, o piloto da Ferrari foi eleito o melhor da corrida em votação no site oficial da principal categoria do automobilismo.

O motivo foi a arriscada estratégia de Vettel, que largou na 11ª colocação e terminou em sétimo. Ele fez apenas uma parada para troca de pneus e utilizou compostos macios nas últimas 36 voltas da prova disputada no circuito da Catalunha.

"Nós não tínhamos nada a perder, então eu tentei uma estratégia nada ortodoxa e, no fim, compensou", afirmou Vettel, que teve o segundo melhor desfecho na temporada 2020. Ele havia ficado em sexto lugar no GP da Hungria.

Ocupando apenas o 11º lugar na classificação geral, com 16 pontos, Vettel revelou que a parte final da prova foi bastante difícil. Ele chegou a ocupar o quinto lugar, mas foi ultrapassado por Lance Stroll e Carlos Sainz.

"As últimas cinco voltas foram bem difíceis. Nós assumimos esse risco, não estava nos planos, antes da corrida, fazer 40 voltas com pneus macios", explicou Vettel, que foi o único piloto da Ferrari a completar a prova. O monegasco Charles Leclerc abandonou por problemas no motor.

O resultado no GP da Espanha também fez Vettel atingir uma importante marca. Ele tornou-se o segundo piloto da história a superar a marca dos 3 mil pontos (considerando o sistema de pontuação vigente em cada temporada). Vettel foi a 3.001 pontos, enquanto o líder é Lewis Hamilton, com 3.563.

Fórmula 1