Senna, Hamilton ou Schumi? Algoritmo da F1 calcula quem foi mais rápido
É um dos debates esportivos que nunca terão resposta definitiva, mas a Fórmula 1 dá seu pitaco sobre o piloto mais rápido das últimas décadas. A categoria desenvolveu um algoritmo capaz de calcular a velocidade dos pilotos em uma única volta, e no topo do ranking apontou o brasileiro Ayrton Senna.
Foram coletados dados de treinos classificatórios da F1 desde 1983, que alimentaram um programa de machine learning - um processo em que o computador aprende a reconhecer padrões com mais velocidade e precisão. Tudo levado em conta, atrás de Senna aparecem Michael Schumacher (a 0.114s) e Lewis Hamilton (a 0.275s).
O cálculo parte dos tempos de classificação e da diferença de cada piloto para seu companheiro de equipe: se um deles vai muito melhor do que alguém pilotando "o mesmo carro", em tese ele é mais rápido do que o companheiro.
Senna teve 65 pole positions em 11 temporadas de Fórmula 1. A marca foi ultrapassada por Schumi (68, em 19 temporadas) e também por Hamilton, que no último final de semana chegou a 92 poles em sua 14ª temporada.
Chama a atenção o número de pilotos atuais da Fórmula 1 no ranking dos 20 mais rápidos. Além de Hamilton, também estão na lista Verstappen, Leclerc, Vettel, Bottas, Sainz, Norris, Ricciardo e Hulkenberg — este último participou de dois GPs na atual temporada.
O período histórico dos dados coletados pelo algoritmo exclui lendas da categoria, como Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Nikki Lauda e o brasileiro Emerson Fittipaldi — todos eles campeões da F1 mais de uma vez. Também não é citado o tricampeão Nelson Piquet, que correu até 1991 portanto teve boa parte de suas temporadas levadas em consideração pelo algoritmo.
Veja o ranking abaixo:
- Ayrton Senna
- Michael Schumacher (0.114s)
- Lewis Hamilton (0.275s)
- Max Verstappen (0.280s)
- Fernando Alonso (0.309s)
- Nico Rosberg (0.374s)
- Charles Leclerc (0.376s)
- Heikki Kovalainen (0.378s)
- Jarno Trulli (0.409s)
- Sebastian Vettel (0.435s)
- Rubens Barrichello (0.445s)
- Nico Hulkenberg (0.456s)
- Valtteri Bottas (0.457s)
- Carlos Sainz (0.457s)
- Lando Norris (0.459s)
- Daniel Ricciardo (0.461s)
- Jenson Button (0.462s)
- Robert Kubica (0.463s)
- Giancarlo Fisichella (0.469s)
- Alain Prost (0.514s)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.