Topo

Fórmula 1

Ross Brawn culpa pneus por desempenho 'horrível' da Ferrari na Bélgica

Dirigente ainda especulou sobre preocupação de Carlos Sainz, que vai para a equipe italiana em 2021 -
Dirigente ainda especulou sobre preocupação de Carlos Sainz, que vai para a equipe italiana em 2021

Do UOL, em São Paulo

01/09/2020 14h32

Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1, culpou os pneus pelo fraco desempenho da Ferrari no Grande Prêmio da Bélgica do último final de semana. Sebastian Vettel foi o 13º colocado, enquanto Charles Leclerc foi o 14º.

Em coluna publicada ontem no site da Fórmula 1, Brawn deixou claro não acreditar que o motor tenha sido o único problema da Ferrari na prova, embora nenhum carro com o propulsor italiano tenha somado pontos — o melhor desempenho foi o de Kimi Raikkonen, 12º colocado com uma Alfa Romeo.

"Independente do que as pessoas digam sobre o déficit que eles podem ter com o motor (...), você não perder 1s3 por volta de um ano para outro apenas com uma métrica. Eles simplesmente não conseguiram colocar os pneus na zona de melhor desempenho. E o fato de que estava mais frio em Spa também não teria ajudado", disse.

"Quando isso acontece, o desempenho cai e fica horrível. Se eles puderem dar um passo à frente e colocar os pneus para trabalhar apropriadamente de novo, acho que a performance vai melhorar. Eles ainda não vão se apresentar como possíveis vencedores de corridas, mas irão se tornar mais respeitáveis", completou.

Embora veja margem para uma evolução da equipe italiana, Brawn acredita que Carlos Sainz possa estar preocupado com o desempenho que vê. O espanhol, atualmente na McLaren, substituirá Vettel no time vermelho a partir de 2021.

"Este ano tem sido duro para ele, mas ele é um cara muito otimista. Ele tem uma personalidade forte e sua carreira não tem sido fácil, no fim das contas", destacou. "Mas a mudança para a Ferrari no ano que vem, que parecia um sonho, não parece boa agora. Inevitavelmente, ele deve estar nervoso sobre suas projeções para a próxima temporada", analisou o dirigente.

Fórmula 1