Topo

Fórmula 1

Pole, Hamilton elogia circuito estreante na F-1: "pista fenomenal"

Do UOL, em São Paulo

12/09/2020 11h45

Lewis Hamilton conquistou a 95ª pole position de sua carreira na Fórmula 1. O piloto inglês vai largar na frente no GP da Toscana, a nona etapa da temporada 2020, e rasgou elogios ao circuito de Mugello, que foi incluído pela primeira vez no calendário da principal categoria do automobilismo.

"Essa pista é fenomenal, é um circuito muito desafiador. Você passa pelas curvas 6, 7, 8 e 9 a 270 quilometros por hora. A quantidade de força G sobre você é insana", comenta Hamilton após conquistar a sétima pole na temporada -as outras duas são de seu companheiro de Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas.

Lewis Hamilton é pole no GP da Toscana - Rudy Carezzevoli/Getty Images - Rudy Carezzevoli/Getty Images
Lewis Hamilton durante a classificação para o Grande Prêmio da Toscana
Imagem: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Apesar de ter sido o mais rápido no treino classificatório, Hamilton admitiu que não tem sido um fim de semana tranquilo no circuito de propriedade da Ferrari. O inglês lembrou que Bottas havia sido mais rápido até os momentos decisivos do qualifying.

"Para ser honesto, tem sido um fim de semana muito difícil. Valtteri foi mais rápido do que eu nesta manhã, ontem e no Q1. Eu trabalhei muito nos boxes para melhorar meu traçado e fazer os ajustes necessários. E finalmente consegui a volta que eu precisava."

Hamilton ainda contou com uma dose de sorte para garantir a pole position. Os últimos minutos do treino aconteceram sob bandeira amarela por causa de um acidente de Esteban Ocon, da Renault. Isso impediu que Bottas fizesse uma segunda tentativa de melhor volta do dia.

Na corrida de amanhã, Hamilton defende a folga na liderança do Mundial. O inglês tem 164 pontos contra 117 de Bottas. Max Verstappen, da Red Bull, é o terceiro colocado, com 110. O holandês vai largar na terceira posição em Mugello.

Fórmula 1