Hamilton aproveita estratégia de parada e vence em Ímola; Mercedes é campeã
Correndo em Ímola pela primeira vez na Fórmula 1, Lewis Hamilton chegou à sua 9ª vitória da temporada e ficou ainda mais perto do heptacampeonato mundial da categoria.
Valteri Bottas, que largou na pole position, terminou o GP na 2ª posição. Daniel Ricciardo, da Renault, fechou o pódio. A nova dobradinha dá o sétimo título seguido de construtores à Mercedes.
Com uma estratégia eficiente de pit stops, o britânico chegou a perder a 2ª posição para Max Verstappen na largada, mas superou tanto o adversário da Red Bull quanto Bottas após adiar sua parada e ganhar vantagem com a pista livre.
Verstappen, aliás, fez uma boa corrida e chegou a passar o finlandês posteriormente, ocupando a vice-liderança na metade final da prova. Um pneu estourado, no entanto, impediu o ataque a Hamilton, cedendo a Bottas o 2° lugar no pódio.
Verstappen larga bem e se encaixa entre as Mercedes
Bottas não foi ameaçado por Hamilton, seu companheiro de equipe, e manteve a liderança com tranquilidade nos primeiros minutos de prova.
O mesmo não se pode dizer do hexacampeão mundial, que superado por Max Verstappen na primeira curva do circuito e fechou a primeira volta na 3ª colocação.
Ricciardo também fez um bom início de corrida e ultrapassou Gasly, que começou em 4° e tentou atacar Hamilton - o inglês, no entanto "fechou a porta" e fez o piloto da AlphaTauri perder velocidade.
Problemas no carro de Gasly, aliás, tiraram o francês da prova entre as voltas 9 e 10. Ele usou um capacete verde e amarelo em alusão a Ayrton Senna, que morreu em 1994 no circuito.
Hamilton adia parada, conta com sorte e assume liderança
Lewis Hamilton e sua equipe foram calculistas na estratégia do primeiro pit stop para que o inglês assumisse a liderança.
Pouco depois das paradas de Verstappen e Bottas, o hexacampeão pediu, via rádio, para não ir aos boxes naquele momento e aproveitou a pista "livre" para ganhar vantagem. O inglês começou a fazer as voltas mais rápidas do GP.
A vantagem projetada pela Mercedes para que Hamilton retornasse à pista na liderança estava apertada, mas um safety car virtual, que entrou em cena após um problema no carro de Ocon, contribuiu para que o inglês ganhasse tempo.
Após uma eficiente parada, o inglês voltou com 4 segundos à frente de Bottas.
Bottas erra e cede 2° lugar a Verstappen
A vantagem do finlandês foi diminuindo pouco a pouco após as paradas. Com problemas no assoalho, Bottas começou a cometer pequenos erros tocando na brita e permitiu a aproximação do piloto da Red Bull.
Na volta 43, depois de grande pressão, Verstappen aproveitou um dos deslizes do rival e assumiu a vice-liderança da prova.
Verstappen é surpreendido com pneu estourado e abandona
A animação da Red Bull quanto ao desempenho do seu principal piloto, no entanto, não durou muito e acabou em grande frustração.
Isso porque, na volta 51, um dos pneus traseiros de Verstappen estourou subitamente, fazendo com que o carro parasse na brita e ele abandonasse a prova, abrindo caminho para a dobradinha da Mercedes.
Que isso, Russell?
Ainda deu tempo de o jovem George Russell, da Williams, deixar o público perdido ao bater o carro durante o safety car - que havia entrado em ação justamente pelo acidente de Verstappen.
Ele, que estava exatamente atrás do carro de segurança, perdeu a tração e, distraído, não conseguiu recuperar a direção, batendo na lateral da pista e abandonando a prova.
"Não sei nem o que dizer", falou um membro da Williams ao piloto. O britânico, inconsolável, permaneceu sentado e isolado após a batida, ainda na pista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.