Topo

Fórmula 1

F1: Brasileiro cita loucura, chefão da Mercedes detona "m... colossal"

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 04h00

O GP de Sakhir, no Barein, foi o penúltimo da temporada de 2020 da Fórmula 1 e tinha tudo para ser uma corrida sem muita expectativa já que o título antecipado é de Lewis Hamilton e o próprio britânico não iria participar (algo inédito desde 2007) por testar positivo para a COVID-19. No entanto, o que se viu foi o contrário, com erros e cenas que fizeram desta uma das provas mais emocionantes dos últimos anos da modalidade.

O ápice da corrida, mesmo que negativo, ficou por conta do erro capital da Mercedes ao chamar sem necessidade seus dois pilotos, George Russell (substituto de Hamilton) e Valtteri Bottas, para os boxes. A decisão fez com que o grupo de mecânicos errasse a ordem dos pneus, deixando o finlandês incríveis 27 segundos parado e forçando o jovem piloto fazer mais um pit stop para corrigir o erro.

Outro fato marcante, principalmente para o povo brasileiro, foi a estreia de Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. O jovem piloto entrou como substituto de Romain Grosjean, da Haas, que sofreu grave acidente e correu sérios riscos no GP do Barein.

Brasileiro comemora estreia

A décima sétima colocação não foi a melhor possível para Pietro Fittipaldi, porém a sensação de correr pela primeira vez pela Fórmula 1 foi. O piloto brasileiro comemorou o feito, agradeceu a oportunidade e fez questão de enaltecer o seu país de origem.

"Foi uma loucura, ainda estou me acostumando. No meio da corrida eu troquei o pneu e quase estragou a estratégia. Estava com bom ritmo, faltou um pouco hoje, mas aprendi muito, faltou um pouco na reta para poder defender. Estou feliz com a estreia, eu aprendi muito"

Diretor da Mercedes lamenta erro

O chefe da Mercedes, Toto Wolf, se irritou com o erro que culminou na oitava e nona posição de seus pilotos.

"No geral, para nós, foi uma m... colossal para a gente. Simplesmente, uma das equipes de pneus não ouviu a chamada. Foi uma falha de rádio na garagem. O carro entrou, eles não sabiam e trocaram o pneu pelo pneu errado. Foi uma parada de segurança. Nós poderíamos não ter ido, mas tínhamos uma vantagem muito boa naquele momento. Você pode questionar, mas acho que foi a decisão certa. Não consigo nem assistir. No geral, fizemos um bom trabalho quando as falhas tecnológicas acontecem. Precisamos aprender com isso".

Russell desacreditado após problema no pit stop

O ritmo da corrida e o grande desempenho indicavam George Russell como vencedor do GP de Sakhir, feito inédito para o britânico. Porém, o erro da Mercedes mudou toda a situação e o substituto de Hamilton não conseguiu acreditar no que tinha acabado de acontecer.

"Não consigo colocar em palavras no momento. Não foi uma sensação agradável. Já tive corridas em que a vitória foi tirada, mas duas vezes... simplesmente não conseguia acreditar. Dei tudo o que tinha. Estava a administrar a corrida no no começo e me senti confiante e confortável"

Pérez comemora vitória inédita

Assim que a largada no Barein aconteceu, Sergio Pérez tinha tudo para abandonar a corrida, já que se envolveu no acidente envolvendo LeClerc e Verstappen, com ambos deixando a corrida antes mesmo de completarem uma volta. Pouco mais de uma hora depois, o mexicano subia no lugar mais alto do pódio e colocava seu país no topo de uma prova depois de 50 anos.

"Estou sem palavras. Sempre sonhei com esse momento. Dez anos [na Fórmula 1] e uma vitória incrível, não sei o que dizer. Achei que na primeira volta a corrida tinha ido embora, fiz o que tinha que fazer. Finalmente consegui. Tivemos problemas, mas no fim estávamos com um ritmo forte para manter a liderança"

Fórmula 1