Última vez da F1 na Band teve Galvão, Piquet vice e adeus de Fittipaldi
A Fórmula 1 está de volta à Band. Ontem, a emissora confirmou acordo para transmitir a principal categoria do automobilismo mundial até 2022.
Será a primeira vez desde 1980 que a Band exibe as corridas da F1 — as últimas 40 temporadas foram transmitidas pela Globo. Naquele ano, alguns fatos marcantes fizeram parte das transmissões na emissora paulista.
Bem, amigos da... TV Bandeirantes
Galvão Bueno foi por quase quatro décadas a voz principal nas transmissões da Fórmula 1 na Globo. O que muitos não se lembram é que a história do narrador com a categoria não começou com a emissora carioca. Em 1980, Galvão estreava em provas da F1 em outra casa: a TV Bandeirantes.
Na ocasião, a Globo era a detentora dos direitos da Fórmula 1 no Brasil, mas, com a categoria em baixa com o público brasileiro, optou por licenciar à concorrente. A Band, então, inovou. Pela primeira vez o campeonato teve todas as corridas transmitidas ao vivo. Até então, a Globo exibia somente as principais provas.
Foi na Band também que Galvão narrou a primeira vitória de Nelson Piquet na categoria, em Long Beach, nos Estados Unidos. O Brasil não vencia um GP há cinco anos.
A narração na Bandeirantes marcou o início da longa relação entre Galvão Bueno e a Fórmula 1. Ele se mudou para a Globo em 1981 e, no ano seguinte, assumiu as narrações da categoria.
Despedida de Fittipaldi
A temporada de 1980 também marcou a despedida de Emerson Fittipaldi da Fórmula 1. O bicampeão mundial corria pela própria equipe, fundada em parceria com o irmão Wilson Fittipaldi Jr., desde 1976, mas não teve bons resultados no seu último ano. O melhor desempenho foi um terceiro lugar justamente nos EUA, na prova que marcou o primeiro triunfo de Piquet.
Emerson voltaria às pistas em 1984, mas dessa vez na Fórmula Indy. Ele competiu na categoria norte-americana até 1996.
Piquet flerta com título
Nelson Piquet deu os primeiros sinais de que viria a se tornar um campeão da Fórmula 1 justamente em 1980. Aos 27 anos, ele já entrava no grupo dos principais pilotos da época. Naquela temporada, o brasileiro não só venceu o seu primeiro GP na categoria, mas também chegou a flertar com o título.
A conquista não veio por detalhes na reta final do campeonato. O piloto, que defendia a Brabham, obteve vitórias consecutivas na Holanda e Itália na segunda metade da temporada e acirrou a briga pelo título. No entanto, ele não completou as duas provas finais da competição, no Canadá e nos EUA (dessa vez no circuito de Watkins Glen, em Nova York), e viu o australiano Alan Jones, da Williams, garantir o campeonato.
Jones acabou campeão com 67 pontos, contra 54 de Piquet. O brasileiro viria a ser tricampeão nos anos seguintes (1981, 1983 e 1987).
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