Fórmula 1: Saiba onde assistir a temporada 2021
A 72ª temporada da Fórmula 1 começa no próximo domingo (28) com o Grande Prêmio do Bahrein. A transmissão no Brasil passou por uma mudança expressiva, afinal, após mais de 40 anos, a Globo não terá mais os direitos televisivos. A Band, que já tinha experiência com a modalidade, vai exibir as corridas na TV aberta.
No começo de fevereiro, a Band confirmou o acordo com a Liberty Media, dona da categoria, e confirmou a F1 na emissora por duas temporadas.
O formato de transmissão será parecido com o adotado pela Rede Globo. Os eventos de domingo farão parte da grade de programação na televisão aberta, enquanto os treinos e outros compromissos, como Fórmula 2 e 3, serão exibidos pelo BandSports, canal fechado do grupo.
Fim da 'Era Globo':
A TV Globo ficou responsável pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 desde os anos 1980. Desde 2019, a emissora carioca tentava um acordo de renovação com a Liberty Media, dona da categoria. Porém, a renovação do contrato não foi oficializada por ambas as partes.
De acordo com a Globo, um dos fatores principais que travou a negociação foi o valor pedido. A mesma alegava que o novo contrato deveria ter preços que condissessem com a 'nova realidade mundial dos direitos esportivos'.
"A Globo manteve negociações constantes com a FOM / Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo", dizia um comunicado da emissora enviado à coluna de Gabriel Vaquer, no UOL.
Band transmitiu a Fórmula 1 em 1980
A Bandeirantes já havia trabalhado com a transmissão de Fórmula 1 em 1980, quando a emissora apresentou as principais etapas do torneio mundial. Com a desistência da TV Globo em renovar contrato para transmitir o torneio no Brasil, a Bandeirantes entrou na jogada e garantiu as temporadas de 2021 e 2022 em sua programação, mas já pensando em renovação.
"O contrato é de dois anos, mas temos conversa para a renovação. Mas isso é uma coisa que a gente vai pensar ao longo do ano. Óbvio que a nossa expectativa é renovar esse contrato por décadas, mas a nossa expectativa, é claro, é fazer um trabalho longo e longevo com a Fórmula 1 e as outras categorias que trouxemos para o grupo", disse Denis Gavazzi, diretor de esportes da Band, em entrevista coletiva.
Qual será a equipe das transmissões?
A apresentação da equipe responsável aconteceu em uma coletiva de imprensa virtual comandada por Glenda Kozlowski.
Desde que a novidade veio à tona, a emissora passou a trabalhar em cima de contratações para compor o grupo de transmissão. Para tomar conta da narração, o ex-Globo, Sérgio Maurício foi o escolhido.
"29 anos de empresa, num misto de alegria e melancolia. Ajudei a colocar o primeiro tijolinho no SporTv. Estou lá desde que se chamava TopSport. Agora um desafio num canal que é referência no jornalismo e principalmente no esporte. Eu adoro desafios. Muito feliz com essa mudança", declarou o narrador ao anunciar a novidade em sua carreira.
Além dele, também vieram da antiga detentora dos direitos de transmissão da F1, o comentarista Reginaldo Leme e a responsável pela cobertura in loco, Mariana Becker.
"Meu entusiasmo é quase o mesmo de quando eu estava começando a minha carreira. Este time vai fazer uma grande cobertura, exatamente do jeito que o brasileiro gosta", disse o comentarista, que teve sua fala completada pela amiga: "Não poderia ter sido mais bem recebida. E já já estou fazendo minhas malas para o Bahrein".
Por fim, para completar o time, os ex-pilotos Felipe Giaffone e Max Wilson também foram anunciados como parte da equipe para auxiliar na parte de comentários e análises mais profundas sobre a modalidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.