Topo

Fórmula 1

Verstappen supera Hamilton na largada, domina e vence GP da Emilia-Romagna

Max Verstappen, da Red Bull Racing, ultrapassa Lewis Hamilton, da Mercedes, no início do GP da Emilia-Romagna - Getty Images
Max Verstappen, da Red Bull Racing, ultrapassa Lewis Hamilton, da Mercedes, no início do GP da Emilia-Romagna Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/04/2021 12h06

Se Max Verstappen deixou a corrida escapar no fim no Bahrein, desta vez o holandês não deu chances para erro. O piloto da Red Bull Racing superou Lewis Hamilton, da Mercedes, logo na largada e dominou para conseguir a vitória com 22 segundos de vantagem na manhã de hoje no Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, em Ímola, na Itália. Hamilton foi o segundo e Lando Norris, da McLaren, o terceiro.

Mas a vitória não veio sem uma dose de emoção. Com a pista parcialmente molhada, a corrida foi marcada por erros de diversos pilotos — entre eles, Lewis Hamilton, que precisou fazer uma prova de recuperação depois de sair do circuito ao ultrapassar um retardatário. O britânico chegou a cair para a nona posição, mas teve mais um momento de brilho para garantir um lugar no pódio. Sergio Pérez, que havia largado em segundo, também sofreu com as condições e terminou em 12º. A disputa ainda chegou a ser interrompida por cerca de 25 minutos após um acidente entre Valtteri Bottas e George Russell.

"Foi muito desafiador, especialmente no início. Foi muito difícil permanecer na pista. Com pneus degradando no molhado, escolher o momento certo para usar slicks nunca é fácil. Eu tive um pequeno momento [escapada] com o meu reinício, mas tudo correu bem hoje. Trabalhamos muito para fazer isso melhor. Nestas condições difíceis, fizemos um excelente trabalho", comemorou Verstappen após a vitória.

Apesar do revés, Hamilton conseguiu manter a liderança do campeonato de pilotos graças à volta mais rápida em Ímola. O britânico agora tem apenas um ponto de vantagem para Verstappen. Veja como ficou a classificação completa.

A Fórmula 1 volta no fim de semana do dia 2 de maio, com o GP de Portugal.

Verstappen assume a ponta na largada e domina

Ninguém começou a corrida tão bem quanto Max Verstappen. Logo na largada, o holandês superou o companheiro Sergio Pérez e partiu para cima de Lewis Hamilton. O holandês precisou apenas de uma curva para ultrapassar o britânico, que havia largado na pole. Os pilotos chegaram a se tocar e parte da asa dianteira de Hamilton acabou danificada. O heptacampeão reclamou da condição do carro, mas a Mercedes optou por deixá-lo na pista. Pouco depois, ainda na segunda volta, o safety car entrou em ação depois que Nicholas Latifi bateu forte contra o muro de proteção.

Uma vez na frente, Verstappen dominou. O holandês se manteve na ponta do início ao fim e pouco foi ameaçado pelos rivais. O único momento de susto foi quando o piloto acabou rodando no reinício da corrida após bandeira vermelha. Por sorte, o erro não resultou em nenhum prejuízo para ele.

Pista "meio molhada" complica pilotos

A pista parcialmente molhada complicou a vida dos pilotos antes mesmo do início da corrida. Ainda na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou do percurso e precisou "recuperar as posições" antes do alinhamento do grid. Mais cedo, a caminho do grid, Fernando Alonso perdeu o controle do seu Alpine e bateu contra o muro. A equipe precisou trabalhar para trocar a asa dianteira danificada antes da largada.

A dificuldade não mudou depois do início da prova. O primeiro a sofrer com condição do circuito foi Nicholas Latifi, da Williams. O canadense bateu forte no muro e precisou abandonar. Quando o safety car já estava na pista, foi a a vez de Mick Schumacher, da Haas, rodou e se chocou contra o muro. O alemão precisou se encaminhar para os boxes antes de retornar para a disputa. Até o vencedor Max Verstappen teve seu momento de escapada.

Hamilton erra ao passar retardatário e bate

Lewis Hamilton vinha se aproximando de Verstappen, mas cometeu um erro que acabou comprometendo as chances de vitória. Na volta 31, o britânico escapou da pista ao ultrapassar um retardatário e danificou a asa dianteira. Ele conseguiu dar ré e retornar aos boxes, mas caiu da segunda para a nona posição. Para a sua sorte, o safety car entrou na pista logo depois e minimizou o seu prejuízo. Na sequência, mais um boa notícia: a corrida foi interrompida em bandeira vermelha. Hamilton tirou vantagem do reinício da paralisação e conseguiu uma boa recuperação, reassumindo um lugar no pódio.

Corrida é interrompida após choque de Bottas e Russell

Quase no mesmo instante que Hamilton saía da pista, em outro ponto, Valtteri Bottas e George Russell se chocaram em uma tentativa de ultrapassagem do inglês da Williams. Eles se tocaram e os dois acabaram batendo contra o muro. Os dois carros ficaram destruídos e deixaram muitos destroços na pista, provocando a interrupção da prova por aproximadamente 25 minutos.

Que fase, Vettel...

O começo de Sebastian Vettel na Aston Martin segue não sendo dos melhores até aqui. Após finalizar em 15º no Bahrein, o alemão quatro vezes campeão mundial voltou a sofrer neste domingo. Antes da corrida, o piloto teve problemas nos freios traseiros e precisou largar do pit lane. Durante a prova, ele sofreu uma punição de stop and go de dez segundos logo na primeira metade por ter ultrapassado pilotos dutante o período de safety car. Para piorar, Vettel teve problema no câmbio na penúltima volta e precisou abandonar.

Veja a classificação do GP da Emilia-Romagna:

1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing)
2º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes): +22s
3º - Lando Norris (ING/McLaren): +23s702
4º - Charles Leclerc (MON/Ferrari): +25s579
5º - Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari): +27s036
6º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren): +51s220
7º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin): +51s909
8º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri): +52s818
9º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo): +64s773
10º - Esteban Occon (FRA/Alpine): +65s704
11º - Fernando Alonso (ESP/Alpine): +66s561
12º - Sergio Perez (MEX/Red Bull Racing): 67s151
13º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri): +73s184
14º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo): +1 volta
15º - Mick Schumacher (ALE/Haas): +2 voltas
16º - Nikita Mazepin (RUS/Haas): +2 voltas

Não completou - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
Não completou - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
Não completou - George Russell (ING/Williams)
Não completou - Nicholas Latifi (CAN/Williams)

Fórmula 1