Topo

Fórmula 1

Bottas supera "ponto fraco" em Portimão: "o trabalho compensou"

Bottas voltou a fazer a pole depois de três corridas - Twitter/MercedesAMGF1
Bottas voltou a fazer a pole depois de três corridas Imagem: Twitter/MercedesAMGF1

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 13h24

Valtteri Bottas finalmente fez as pazes com a pole position. Ao fazer o melhor tempo no treino classificatório para o GP de Portugal, o piloto da Mercedes disse que isso só foi possível com o trabalho feito durante todo o fim de semana no circuito de Portimão.

"É uma sensação boa estar na primeira colocação. Parece que já fazia um tempo. A classificação tem sido um ponto fraco para mim nas duas primeiras provas. Mas nós trabalhamos duro neste fim de semana e é bom ver que está compensando", disse Bottas.

A última pole position de Bottas havia sido no circuito de Sakhir, na penúltima etapa da temporada 2020, no Bahrein. Neste ano, ele ficou em terceiro lugar na primeira prova, no Bahrein, e em oitavo na segunda etapa, em Ímola.

O finlandês fez a melhor volta logo no início do Q3, hoje (1º), em Portimão. Posteriormente, Lewis Hamilton e Max Verstappen tentaram tirar-lhe a pole position, mas seu tempo foi sustentado. O inglês largará ao seu lado na primeira fila, com sete milésimos de desvantagem.

Para assegurar as primeiras posições, a Mercedes surpreendeu e foi para o Q3 com pneus médios, ao contrário da Red Bull, que utilizou compostos macios. Isso, porém, foi parte da estratégia, segundo revelou Bottas ao fim do classificatório.

"Em todo o fim de semana tivemos um desempenho razoável com pneus macios. E a gente tem sentido o carro melhor com pneus médios. Na parte final do qualifying nós colocamos os pneus médios, e isso funcionou."

Durante todo o fim de semana, tivemos uma sensação mediana com pneus macios. E a gente tem sentido o carro melhor com pneus médios. Assim como no ano passado, na parte final do qualifying, nós colocamos os pneus médios, e isso funcionou.

Fórmula 1