Topo

Fórmula 1

GP da Bélgica: Com muita chuva, Verstappen lidera treino classificatório

Verstappen foi o mais rápido neste sábado na Bélgica -  FERENC ISZA / AFP
Verstappen foi o mais rápido neste sábado na Bélgica Imagem: FERENC ISZA / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2021 08h13Atualizada em 28/08/2021 12h22

O piloto Max Verstappen, da Red Bull, liderou terceiro treino livre e o classificatório em Spa-Francorchamps, antes do GP da Bélgica. Lewis Hamilton terminou em terceiro lugar após chegar bem perto da vitória nos segundos finais.

Nos treinos de ontem, Verstappen também liderou, mas terminou com um acidente, depois de perder o controle da parte traseira de seu carro em uma curva, provocando o fim da sessão três minutos antes da hora prevista.

Terceiro treino livre

A primeira etapa dos treinos livres de hoje aconteceu na Bélgica com a pista molhada em boa parte do trajeto de 7km. Essa condição deve variar entre as corridas de hoje e amanhã. Após a primeira meia hora de corrida, Carlos Sainz chegou a reclamar que a pista estava muito mais molhada e que seria melhor investir em pneus para chuva.

Apensar das fortes chuvas e reclamações de piloto, a repórter Mariana Becker, da TV Band, afirmou que na parte do circuito onde ela estava não chovia. O treino classificatório tem início às 10h de hoje.

Confira a classificação completa do último treino antes da classificatória:

Classificatórias

O treino classificatório já começou cheio de emoção. Antes do início da corrida, o safety car foi acionado e a F1 avisou que a corrida iria atrasar. A etapa começou com a maioria dos pilotos utilizando pneus para chuva. Já nos primeiros minutos, todos decidiram trocar o equipamento por pneus intermediários.

Ao final do Q1, Antonio Giovinazzi, Yuki Tsunoda, Mick Schumacher, Nikita Mazepin e Kimi Raikkonen foram eliminados, enquanto Lando Norris terminou em primeiro.

O Q2 com o atual campeão Lewis Hamilton quase não conseguindo avançar para o Q3, mas conseguindo avançar na última volta. Já os dois carros da Ferrari ficaram fora. Ao final da etapa, a chuva aumentou bastante, com o Q3 atrasado em cinco minutos.

No início da terceira etapa, Norris perdeu o controle do carro na pista molhada e sofreu uma batida. A direção da prova subiu bandeira vermelha e paralisou a prova e o piloto foi levado de ambulância ao centro médico. Antes do acidente, Sebastian Vettel já relatava dificuldades no percurso.

Após uma pausa, o Q3 foi reiniciado, mas com Norris fora da disputa. O GP da Bélgica acontece amanhã, às 10h.

Fórmula 1