UOL Esporte Futebol Americano
 
03/12/2009 - 11h00

NFL muda regras para diminuir riscos das lesões cerebrais

Das agências internacionais
Em Nova York (EUA)

 

A NFL, a liga profissional de futebol americano, anunciou uma nova investida para evitar problemas a longo prazo causados por lesões cerebrais em seus atletas. A partir de agora, jogadores que apresentarem sintomas como perda de memória, enjoo e forte dor de cabeça logo após sofrerem choques não devem voltar ao jogo.

 

A diretriz anterior pregava que apenas atletas que perderem a consciência depois de levarem pancadas na cabeça teriam de deixar a partida. A medida foi anunciada em carta assinada pelo presidente da NFL, Roger Goodell, enviada aos 32 times que disputam o torneio. A recomendação vale, também, para treinos.

O documento também faz um apelo aos jogadores: “sejam sinceros com os médicos de suas equipes quando o assunto forem as concussões”. O pedido tem origem em pesquisas recentes do Sindicato dos Jogadores Profissionais, que mostra que a maioria dos atletas já ocultou, ou não deu a devida importância para, sintomas de lesão cerebral quando permaneceram conscientes após a pancada.

As novas regras foram estabelecidas por uma comissão médica formada por representantes da NFL, médicos das equipes, especialistas médicos sem ligação com o esporte e sindicato. George Atallah, presidente da entidade de atletas, comemorou a diretriz, mas avisou que seguirá trabalhando para tornar o esporte mais seguro para os jogadores.


 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host