Topo

Giants e Jets iniciam campanha para que Super Bowl de 2014 seja em Nova York

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/05/2010 15h44

Após unirem forças para viabilizar a construção do New Meadowlands Stadium, que custou US$ 1,6 bilhões, os rivais New York Giants e New York Jets trabalham juntos novamente em prol de um objetivo: o direito de Nova Iorque receber o Super Bowl de 2014.

Na última terça-feira, representantes das duas equipes enfrentaram a chuva e o tempo frio e foram ao estádio para anunciar a proposta da cidade sediar o evento. O documento foi entregue à liga pela noite e a decisão, feita por votação entre os donos das franquias, será no dia 25 de maio, mesma data em que será decidida a extensão do fim da morte súbita também para a temporada regular.

Nova Iorque briga com Tampa e Miami, que juntas já sediaram 14 finais do torneio. A vencedora precisa receber 75% dos votos (24 das 35 opiniões). Caso esse número não seja atingido, a cidade menos votada é eliminada e segue a votação entre as duas outras. A candidatura da “Big Apple” é polêmica, já que o jogo aconteceria no inverno e em um estádio aberto, o que nunca foi aceito pela NFL.

“É como se voltássemos a jogar nos tempos da escola. Se o NFC pode ser jogado em qualquer lugar, porque o Super Bowl não pode ser jogado em um ambiente frio e úmido?”, questionou Eli Manning, quarterback do Giants que esteve no evento. Em 2008, a final da conferência nacional entre Giants e Green Bay Packers aconteceu com o termômetro marcando 20 graus negativos.

São vários os argumentos utilizados pelas equipes locais para convencer os donos das equipes. Com o slogan “Make Some History” (algo como “faça uma história”) os times acreditam que o potencial da cidade possa superar o frio previsto para a época e apelam para a novidade e inovação na organização da final.

Entre as propostas, estão a distribuição de aquecedores de mãos para cada torcedor, almofadas, cobertores e assentos aquecidos, assim como aquecedores de brasas do lado de fora do estádio. Além disso, 800 pessoas serão escaladas para ficar com pás pelo estádio e tirar a possível neve que cair no local.

A estrutura do New Meadowlands é outro ponto ao qual as equipes se apegam. Com quatro telões de alta definição e instalações duplicadas, como departamento médico e vários vestiários, pode se “transformar” com as cores da equipe que joga em cada ocasião e já começa a receber eventos fora do esporte – estão previstos shows de Bon Jovi, Eagles, Usher, Ludacris, por enquanto. O próximo Super Bowl acontecerá em Dallas enquanto o de 2012 já está confirmado em Indianapolis.