Favre se rende a lesão e encerra recorde de 297 jogos seguidos, desde 1992
Brett Favre, 297 jogos seguidos. Com esse recorde datado de 1992, Brett Favre atingiu uma das mais incríveis marcas no esporte, sem ficar fora sequer de uma partida em 18 anos. Mas, nesta segunda-feira, veio abaixo a série. Por conta de uma lesão no ombro, o quarterback do Minnesota Vikings não entrou em campo e viu de longe seu time na derrota para o New York Giants, por 21 a 3, pela temporada regular da NFL.
O norte-americano de 41 anos quase conseguiu chegar ao 298º duelo seguido na temporada regular, um recorde entre quarterbacks em um misto de sorte e drama. Os Vikings jogariam no domingo, mas seu estádio, o Metrodome, em Mineápolis, sofreu com uma forte nevasca e o teto cedeu.
Com um dia para se recuperar de uma lesão no ombro direito, Favre viveu a expectativa de manter a marca crescendo, mas não conseguiu. A partida foi jogada no Ford Field, em Detroit, sem o veterano astro, que só assistiu ao duelo à beira do campo.
NÚMEROS DE FAVRE
297
PARTIDAS
Consecutivas teve Favre na NFL, um recorde entre os quarterbacks da liga. Ele bateu em 2009 Jim Marshall, que totalizava 271.
18
ANOS
Durou a marca do quarterback, desde 1992 no Green Bay Packers
321
PARTIDAS
Seguidas tem Favre, se forem levado em conta jogos de playoffs
336
JOGOS
Seguidos teve o punter Jeff Feagles, recorde entre todas as posições
O anúncio veio pelo Twitter, quando Jeff Anderson, um porta-voz da equipe, anunciou os desfalques da partida. “Vikings inativos – 12, 19, 25, 31, 76, 90, 91... e 4. A série se encerra”, anunciou, incluindo aí o número 4, de Favre.
Desde que iniciou seu recorde, Favre foi campeão de um Super Bowl, colecionou 11 eleições para o Pro Bowl, e ganhou três prêmios de MVP, o jogador mais valioso da liga de futebol americano. Ele é o recordista em jogos seguidos entre os quarterbacks, chegando a 321 contando playoffs. Na NFL, só perde para o punter Jeff Feagles, que atuou em 336 confrontos consecutivos, mas em uma posição bem menos arriscada.
A lesão de Brett Favre aconteceu no jogo de 5 de dezembro contra o Buffalo Bills. O quarterback já sofria com uma fratura no pé e tendinite, mas ainda assim estava atuando pelos Vikings, que agora tem campanha de cinco vitórias e oito derrotas na temporada. Contra os Bills, ele foi atingido por Arthur Moats.
O rival, após a partida, admitiu ter sensações mistas sobre o fato de poder encerrar a série de Favre, como aconteceu. “Não quero ver ninguém machucado por mim e sem jogar. Se ele for para o próximo jogo, será um ótimo negócio. Mas, se não for, se eu for o cara que encerrou seu recorde, também será algo um pouco notável”, disse, indeciso.
IMAGENS DA CARREIRA
Favre em ação pelos Packers em 1992, ano em que iniciou a série do recorde de jogos seguidos
Favre durante partida com o Green Bay Packers, em 1997, quando conquistou seu único Super Bowl
Com o fim da série consecutiva, o novo quarterback a deter a maior marca é de Peyton Manning, quarterback do Indianápolis Colts, que chega a 205 jogos na ativa, sem perder sequer um. Ele precisa de mais cinco anos para superar Favre.
“Eu apenas não achei que iria conseguir ajudar o time. Eu decidi. Foi uma ótima série, e não vou abaixar a cabeça por ter acabado”, disse Favre, após a partida. “Metas, sonhos. Eu superei tudo e tem sido uma carreira incrível. Estou muito orgulhoso disso, e foi muito difícil. Eu percebo agora, porque já me machuquei muito mais do que desta vez.”
O jogo
Na partida desta segunda, o Minnesota até saiu na frente. Chefiado por Tarvaris Jackson, o time anotou três pontos no primeiro quarto, em field goal. Mas, a partir daí, não marcou mais. Jackson levou quatro sacks e não conseguiu substituir bem Favre, que também não vem fazendo grande temporada - é o líder de intercepções, por exemplo.
Brandon Jacobs e Ahmad Bradshaw se destacaram por longas corridas, que levaram a touchdowns dos Giants. A virada no placar aconteceu logo no segundo quarto, quando os Giants marcaram 14 pontos. No terceiro período, mais um touchdown fechou o placar. O quarterback Eli Manning completou 22 passes, para 187 jardas dos Giants.
Os Vikings estão eliminados da briga pelos playoffs, enquanto o time nova-iorquino está empatado na primeira posição de sua divisão com o Philadelphia Eagles, com nove vitórias e quatro derrotas.
Completando a rodada, no segundo jogo de segunda-feira, o Houston Texans recebeu o Baltimore Ravens, mas não teve sucesso em vencer em frente à sua torcida. A equipe sofreu o oitavo revés em 13 partidas, por 34 a 28. Os Ravens chegam a nove vitórias no mesmo número de jogos, após ter de ir à prorrogação.
O time de Houston fez 15 pontos para empatar o placar no quarto período, mas não teve forças para manter o bom momento no tempo-extra. Os Ravens marcaram seis na prorrogação, em uma partida que teve como destaque o quarterback Joe Flacco e também Ray Rice, correndo 54 jardas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.