Topo

Técnico da NFL é punido por recolher "caixinha" e premiar atletas que machucavam rivais

Treinador ficará fora dos campos e sem pagamento se salário por um ano - REUTERS/Chris Keane/Files
Treinador ficará fora dos campos e sem pagamento se salário por um ano Imagem: REUTERS/Chris Keane/Files

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 15h02

O treinador do New Orleans Saints, Sean Payton, foi suspenso por um ano depois que a NFL descobriu um esquema que premiava jogadores da equipe por jogadas violentas contras os adversários. Além de Payton, o treinador de defesa da equipe também foi punido.

Segundo investigações da liga norte-americana, a comissão técnica recolhia uma espécie de ‘caixinha’ dos jogadores durante a temporada. Cada vez que um atleta de defesa atingia violentamente um adversário ou tirava um rival da partida por lesão, o jogador era recompensado financeiramente.

Sean Payton, vencedor do Super Bowl de 2009, ficará fora dos campos e sem pagamento de salário por um ano, enquanto o técnico de defesa, Gregg Willliams recebeu a pior punição: está suspenso indefinidamente da liga. Além disso, o New Orleans Saints terá que pagar uma multa de US$ 500 mil, além de perder suas escolhas no segundo round do draft de 2012 e 2013.

Além dos dois treinadores, o diretor da equipe, Mickey Loomis, foi suspenso por oito partidas da próxima temporada sem direito a ser remunerado. O assistente técnico Joe Vitt também foi suspenso por seis jogos.

De acordo com as investigações da NFL, Gregg Williams era o personagem central do esquema, uma vez que era responsável por recolher o dinheiro e “premiar” os jogadores que executavam as jogadas violentas.

Por meio de um comunicado oficial, os Saints aceitaram as punições impostas pela NFL e pediram perdão pelo ocorrido.

"Para os fãs, a NFL e o resto da nossa liga, oferecemos nossas sinceras desculpas e assumimos responsabilidade total por essas violações sérias. Sempre foi a meta do New Orleans Saints criar um modelo de franquia e causar um impacto positivo na liga. Não há espaço para esse tipo de recompensa na liga e reiteramos que isso nunca vai acontecer de novo", divulgou a franquia.

XODÓ, TEBOW TROCA DE TIME E LEVA RITUAL DE ORAÇÃO PARA NOVA YORK

Nesta quarta-feira, o New York Jets anunciou a contratação de Tim Tebow, que jogou a última temporada pelo Denver Broncos. O quarterback se transformou em uma espécie de xodó dos fãs por conta de seu ritual de oração durante as partidas – que ficou conhecido como “Tebowing” – e por suas boas atuações nos últimos playoffs. Em troca de Tebow, os Jets enviaram duas escolhas de Draft para os Broncos, que recentemente contrataram o também quarterback Peyton Manning.