Polêmica de arbitragem na NFL faz até Obama se envolver em discussão
O apito amigo. A expressão popular no Brasil passou a ser discutida com força nos Estados Unidos na última semana. Tudo aconteceu na partida entre Dallas Cowboys e Detroit Lions, pelos playoffs da NFL. Uma marcação contestável da arbitragem deu a vitória ao tradicional time do Texas e revoltou torcedores adversários, até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O lance aconteceu já nos minutos finais da partida. O tight end Brandon Pettigrew, dos Lions, receberia um passe que poderia levar a campanha de seu time adiante e poderia aumentar a vantagem de 20 a 17 para pelo menos mais três pontos. No entanto, o defensor Anthony Hitchens cometeu uma clara interferência no passe, o que é considerado falta.
Sem pensar muito, um árbitro atirou a bandeira amarela (sinal de penalidade) para o alto. Só que o mesmo juiz voltou atrás rapidamente e disse que não houve infração.
A situação gerou revolta geral. Assim, a expressão apito amigo ganhou força por favorecer um time grande e que ainda jogava em casa, caso dos Cowboys.
O caso ganhou tanta repercussão que até Obama entrou na discussão. Em entrevista ao jornal The Detroit News nesta quarta-feira, Obama disse que estaria bem chateado se fosse torcedor dos Lions.
“Houve a chamada de falta e, em seguida, tudo foi invertido sem explicação. Eu nunca vi isso antes. Então, vou deixar para os especialistas julgarem o por que isso aconteceu. Mas eu posso dizer que se eu fosse fã dos Lions eu estaria bem irritado”, afirmou.
O presidente norte-americano ainda lembrou que não gosta dos Lions devido aos recentes confrontos do time de Detroit contra o Chicago Bears, equipe do coração de Obama. Mesmo assim, ele acredita que o resultado foi injusto.
O Dallas Cowboys avançaram para a próxima fase e agora enfrentam o forte Green Bay Packers.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.