Parceria de NFL e Jay-Z tem 1º grande ato com Shakira e J-Lo no Super Bowl
A NFL anunciou ontem (26) que as cantoras Shakira e Jennifer Lopez serão as estrelas do show do Super Bowl 54, a ser realizado no dia 2 de fevereiro de 2020, em Miami. A final da temporada do maior campeonato de futebol americano do mundo é o evento esportivo mais assistido nos Estados Unidos, e a apresentação no intervalo da decisão é um dos eventos mais aguardados pelo público local. Neste cenário, a escolha das atrações marca o primeiro grande ato da parceria entre a liga e a empresa do rapper Jay-Z.
Grandes nomes da música mundial já se apresentaram no intervalo da decisão da liga de futebol americano. Mas o que tem de especial da união entre Shakira e J-Lo? Primeiro que este é o primeiro grande ato da parceria entre a NFL e a Roc Nation, empresa de entretenimento do rapper Jay-Z, firmada em agosto deste ano e ainda cheia de mistério e expectativa.
Entre outras iniciativas, a união entre NFL e Roc Nation tinha como grande objetivo tornar o Super Bowl novamente atrativo para grandes estrelas da música. A liga tem sido muito criticada nos últimos anos pela forma que lidou com os protestos iniciados pelo quarterback Colin Kaepernick na sua luta contra o racismo e a violência policial contra negros.
O próprio Jay-Z recusou um convite para se apresentar no intervalo de um Super Bowl e atacou a liga em uma música. Rihanna, representada pela empresa de Jay-Z, também boicotou o evento.
A escolha da atração do Super Bowl 53, realizado em fevereiro deste ano, foi bastante polêmica. Depois de algumas recusas, a banda Maroon 5 topou se apresentar no intervalo da partida e foi duramente criticada. O vídeo oficial do show no Youtube, por exemplo, tem quase 1 milhão de curtidas negativas.
Com a intenção de mudar a comunicação com as diversas camadas da sociedade norte-americana e se aproximar do público, a NFL se aliou à Roc Nation, e o primeiro resultado é a confirmação de Shakira e Jennifer Lopez como estrelas do show do SB.
Segundo o jornal The New York Times, reunir as duas estrelas foi a primeira escolha da parceria, e desde vez a liga não ouviu um "não". Já o site "TMZ" noticiou que a Roc Nation atuou fortemente nas negociações e que mais artistas participar do evento. O anuncio ser feito com tanta antecedência também mostrar a força da parceira - o Maroon 5 foi confirmado como atração principal apenas vinte dias antes do último Super Bowl.
Além de mostrar que retomou a moral com grandes estrelas da música, a escolha da dupla tem a ver também com a cidade-sede do Super Bowl 54. A final da temporada será realizada no Hard Rock Stadium, em Miami, cidade com forte presença latina, o que contribui para uma aceitação maior da liga na região.
"Você não pode ir a uma cidade, fazer o show e depois sair. Você deve pelo menos falar com a comunidade", disse Jay-Z, segundo o site The Hollywood Reporter.
Outro ponto simbólico é o fato de Shakira ser representada pela empresa de Jay-Z. Ou seja, poucos meses depois de ver uma artista da Roc Nation dizer não ao convite para se apresentar no Super Bowl, NFL recebeu o sim de outra estrela ligada à empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.