Por que posts de um jogador dançando no TikTok causaram polêmica na NFL
Não é segredo para ninguém que as redes sociais invadiram os esportes, e muitos astros alimentam milhões de seguidores com os mais diversos tipos de postagens. Nas últimas semanas, os fãs de JuJu Smith-Schuster, wide receiver do Pittsburgh Steelers, puderam acompanhar algumas publicações que causaram muita polêmica na NFL e quase criaram uma crise.
JuJu, que tem 2,7 milhões de seguidores no TikTok, costuma compartilhar com os fãs sua rotina de treinos e atividades pré-jogo. O problema é que o jogador realizou alguns destes treinos em cima dos símbolos dos adversários no aquecimento, o que foi muito mal visto até mesmo por pessoas do time dele.
A primeira postagem foi feita em cima do símbolo do Dallas Cowboys há quase dois meses.
Depois, ele também dançou e fez coreografias em cima dos símbolos do Jacksonville Jaguars, Buffalo Bills e Cincinnati Bengals, este último um dos rivais de divisão dos Steelers.
O jogador também costuma fazer brincadeiras em cima do símbolo da própria equipe.
Nos duelos contra Cowboys e Jaguars, a equipe de JuJu saiu com a vitória e manteve uma invencibilidade que chegou a 11 jogos. Assim, a dancinha não chamou tanta atenção. Mas os Steelers foram derrotados para Bills e Bengals, e a polêmica ganhou corpo.
Josh Allen, quarterback dos Bills, usou a provocação de JuJu para incentivar ainda mais seus companheiros. "A receita é simples, pessoal. Deixe-os fazer toda a conversa e toda a dança, e nós fazemos o trabalho."
Antes do jogo contra os Steelers, Vonn Bell, defensor dos Bengals, criticou as danças no logo adversário. Durante o jogo, demonstrou nesta jogada a sua indignação.
Ao ser questionado se deixaria de fazer as postagens, JuJu negou e disse que seguiria sendo "autêntico" como sempre. Porém, o fim da invencibilidade e as três derrotas seguidas da equipe parecem ter mudado as coisas em Pittsburgh.
Na semana passada, o técnico da equipe, Mike Tomlin, conhecido pela seriedade em campo, prometeu uma conversa com o comandado. "Somos profissionais. Duvido que uma brincadeira realmente motive o adversário quando entramos em um estádio profissional. Tem a ver com respeito", disse.
Antes do jogo contra Cincinnati, o último com dancinha, JuJu ainda fez uma provocação. "Me mandaram parar de dançar e não ser eu mesmo."
Porém, depois da derrota e da conversa com Tomlin, o wide receiver aceitou mudar sua rotina pré-jogo. "Para o meu próprio bem e dos meus companheiros de equipe, vou parar de dançar nos logos. Não quero ser uma distração para ninguém", disse.
As postagens seguem no perfil de JuJu na rede social e somam mais de 25 milhões de visualizações, mas os seguidores não devem esperar mais provocações por um tempo. Ou até a próxima sequência de vitórias dos Steelers.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.