Brasil luta até o fim, mas Portugal leva Mundialito

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O confronto de duas grandes seleções do futebol de areia atual não poderia oferecer nada diferente de um espetáculo aos torcedores presentes na Praia da Rocha, em Portimão, Portugal. A terceira e última rodada do 13º Mundialito de Futebol de Areia teve vitória dos donos da casa, que saíram como campeões.

A 30 segundos do final, após falta de Bilro, Buru, melhor jogador do mundo na última Copa do Mundo da Fifa, empatou a partida em 4 a 4. Sem aceitar a prorrogação, Madjer, em cobrança de falta, ampliou para Portugal e definiu o título do Mundialito, quebrando a invencibilidade de 72 jogos do Brasil.

O time de Portugal, motivado pela torcida presente, mostrou a força em campo que lhe deu o terceiro lugar na última Copa do Mundo da Fifa, realizada em Mareselha (França), no mês de julho. Madjer foi o destaque deste domingo com quatro belos gols.

O dia parecia ser do Brasil. Buru abriu o placar logo na saída de bola, com uma bomba de perna direita no canto do goleiro Graça. Menos de um minuto depois, Sidney quase marcou no canto esquerdo, com a bola passando rente à trave.

O jogo começou corrido, com o time do Brasil impondo velocidade na areia. O primeiro tempo teve 14 finalizações de Portugal e 19 finalizações brasileiras.

Portugal entrou mais fechado no segundo tempo e o Brasil aproveitou para guardar energia, selecionando as jogadas e bloqueando os ataques em velocidade de Portugal. Com 50 segundos de partida, Betinho recebeu passe de calcanhar de André e arrematou para o Brasil sem chance para o goleiro Graça.

Na reposição, Madjer mandou uma bomba, e Mão defendeu. Em seguida o goleiro brasileiro espalmou a cabeçada do capitão português Hernani. Na seqüência, com inversão precisa de Alan, Madjer diminuiu com voleio pela entrada direita da área brasileira.

Faltando dois minutos para o final do período, Madjer empatou em linda jogada pela lateral esquerda, após tabela com Belchior, que fez assistência perfeita em levantada de calcanhar.

Buru ainda tentou, mas parou na defesa. Nos últimos instantes, Alan, recebendo lançamento de Graça, obrigou Mão a fazer grande defesa ao acertar um voleio na entrada da área. O jogador de Portugal nasceu no Brasil e naturalizou-se português.

Bilro virou o jogo na saída de bola do terceiro e último tempo. Após a defesa de Mão, o português pegou o rebote sozinho e botou a bola no canto esquerdo do goleiro brasileiro.

O Brasil se recuperou no marcador em jogada pela ala direita, com Bueno, que chutou cruzado e, mesmo com a interceptação de Bilro, a bola entrou e o Brasil empatou a partida, 3 a 3.

O jogo passou a ficar tenso na última metade do terceiro tempo, com lances mais ríspidos. Belchior e Daniel se desentenderam em falta do brasileiro.

Portugal começou a arriscar chutes de longe com a proximidade do término do tempo regulamentar, mas parou nas boas defesas de Mão. O zagueiro Torres acertou o travessão em chute da intermediária. Após escanteio brasileiro, Portugal aproveitou a sobra e em ataque rápido Madjer perdeu o gol de cara a cara com Mão, chutando para fora.

As seleções lutaram até o fim para definir a partida no tempo regulamentar. Em lance tumultuado, Bueno se livra da marcação de três zagueiros de Portugal e botou a bola no travessão, faltando pouco mais de um minuto para o término. Em lance rápido pela esquerda, Madjer se livrou da marcação e ampliou para Portugal.

Após o gol de Buru, que levaria o jogo para a prorrogação, Júnior Negão recebeu amarelo por botar a mão na bola. Na cobrança direta de Madjer, Mão ainda tocou na bola mas não evitou o gol da vitória de Portugal.

A campanha portuguesa foi de três vitórias, 2 a 1 contra a França, 6 a 0 frente a Argentina e os 5 a 4 em cima do Brasil. O 13º Mundialito de Futebol de Areia contou com a participação das seleções de Portugal, Brasil, França e Argentina.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos