'Praia aquática' recebe Brasil, mas se frustra com perda incomum de título
Renan Prates
Em Rio Quente (GO) *
-
Débora Costa e Silva/UOL
'Praia aquática' sediou a Copa Latina de Beach Soccer em Rio Quente (GO)
A praia do Cerrado fica no meio do interior brasileiro, onde o mar não passa perto. Ao lado dela existe um parque aquático, e ambos ficam no complexo do Rio Quente Resorts. Este lugar incomum do Brasil recebeu por quatro dias a seleção brasileira de Beach Soccer, e 'saiu frustrado' pela perda também incomum do título da Copa Latina para o Chile.
De forma surpreendente, os chilenos venceram os brasileiros por 11 a 8 no último sábado, em uma ‘final antecipada’ que deu o título da competição ao Chile. O Brasil perdeu no confronto direto, primeiro critério de desempate da Copa Latina, e teve que se contentar com o segundo lugar.
Para se ter uma ideia do fato incomum que aconteceu no último final de semana, o Brasil conquistou nove das 11 edições da Copa Latina. A única seleção que conseguiu a façanha de vencer os brasileiros nesta competição antes do Chile foi o Portugal em 2000.
BRASIL VENCE, MAS FICA SEM A TAÇA
O Brasil bem que fez sua parte ao vencer o Uruguai por 7 a 2 pela última rodada da Copa Latina de Beach Soccer disputada na Praia do Cerrado, que fica no Rio Quente Resorts. Mas a Argentina perdeu para o Chile por 6 a 5. Na somatória dos pontos, os chilenos conquistaram a competição, deixando o Brasil em segundo. Argentinos terminaram em terceiro e os uruguaios ficaram com o quarto posto. |
A frustração dos organizadores do torneio pela perda do título era evidente, apesar de eles não adimitirem abertamente. A maior parte da torcida também demonstrou a sua insatisfação ao deixar a Arena Hot Park logo após o jogo do Brasil, sem esperar até o final da premiação.
"Sabe qual foi a última vez que a gente perdeu no Brasil? Faz cinco anos. Uma hora isso tinha que acontecer. E vamos ser sinceros: o Chile fez uma bela competição e mereceu o título", declarou o presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer, Paulo Fernandes.
Campeões do torneio, os chilenos eram só euforia antes mesmo de disputar o último jogo da Copa Latina contra a Argentina. Para eles, ganhar dos tetracampeões mundiais já era o suficiente para decretar o melhor momento da história do Beach Soccer do país.
"Creio que sim, que seja um momento histórico. O mérito foi todo nosso porque buscamos o resultado. Antes achávamos que seria impossível. Agora sabemos que é quase impossível, mas que às vezes acontece", declarou
Além de vencerem o torneio, os chilenos dominaram as premiações da Copa Latina. Sanhueza foi eleito o melhor jogador da competição, Mall o melhor goleiro e a revelação do torneio. Ao Brasil, restou apenas celebrar o fato de ter feito o artilheiro do campeonato – Benjamim, com cinco gols.
Mas o técnico Alexandre Soares – que conquistou contra o Uruguai sua centésima vitória a frente da seleção brasileira – viu a Copa Latina como uma excelente oportunidade de fazer testes para a próxima Copa do Mundo em 2011.
"Eu tenho que estar preocupado é com as eliminatórias para a Copa do Mundo. Claro que a gente não quer perder, mas se tiver que ser derrotado que seja agora e não na Copa. Não vou deixar de testar jogadores por causa de uma derrota".
* O repórter viajou a convite da organização do evento