UOL Esporte Futebol de Areia
 
05/02/2010 - 07h00

Craque no futebol de areia, Buru também vende granito para a Rússia

Renan Prates
Em Rio Quente (GO) *

Eleito melhor do mundo em 2007 no Mundial de futebol de areia, o defensor Buru também age em outras áreas como forma de obter mais renda. E uma delas é um tanto quanto inusitada: o jogador vende granito para uma empresa na Rússia.

“O dono da empresa da Rússia já me conhecia desde quando eu jogava lá. E me convidou para fazer um trabalho de logística e venda deste material. Começamos no ano passado”, explicou Buru ao UOL Esporte.

Segundo explicou o jogador, seu trabalho é feito quase que na totalidade via internet. “Eu marco as pedras, olho, analiso e autorizo a venda para o exterior. Uma porcentagem do lucro da empresa fica comigo”, revelou Buru.

Curiosamente, o nome da empresa com que Buru trabalha é o mesmo de uma grande estatal de petróleo do Brasil (Petrobras), mas não tem a ver com ela. “Ele [o dono] perguntou se eu conhecia onde tinha granito em Vitória, e eu disse que sim. Nos falamos diretamente via Skype em russo”, contou o jogador, que é fluente no idioma. “Joguei três anos na Rússia, contratei professor para saber falar bem”, justificou.

Buru foi para a Rússia há três anos para jogar em um time de lá, o IBS Zenit. A sua passagem teve tanto sucesso que ele é sempre convidado para ser treinador em terras russas. Buru contou uma passagem no mínimo curiosa sobre a sua convivência com os habitantes daquele país.

“Quando estávamos no Mundial do ano passado, disse ao técnico da Rússia para jogar de uma forma que, na minha visão, eles ganhariam da Suíça. Mas eles acabaram perdendo e o técnico ficou bravo comigo”. A Suíça chegou até a final do torneio, quando perdeu para o Brasil, que se sagrou tetracampeão.

Depois de uma passagem pela Rússia, Buru vai jogar na Itália neste ano. O jogador defenderá as cores do Napoli. “Vou para lá no início de abril”, declarou o defensor, que jogará na mesma liga que já conta com Bruno Malias e Benjamim, entre outros nomes brasileiros.

Apesar de obter sucesso como empresário, o jogador que tem tripla função contou que tem como maior fonte de renda o esporte que pratica. “Ganho mais dinheiro no Beach Soccer, com certeza”.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host