Brasil vence México e garante classificação para as quartas
Da Redação
Em São Paulo
Depois de um estreia difícil contra a Ucrânia, com vitória nos pênaltis, o Brasil não teve dificuldades para vencer o México por 5 a 2 na segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo de Futebol de Areia, neste domingo, na cidade italiana de Ravenna.
O México abriu o placar aos três minutos de jogo. Depois de uma reposição rápida do goleiro Estrada, o atacante Plata fez o primeiro gol, sem chances para o goleiro Mão. A reação brasileira foi imediata e Benjamin empatou aos quatro minutos de jogo. Ainda no primeiro tempo o Brasil conseguiu a virada, com chute de Betinho no canto esquerdo do goleiro adversário.
Cometendo muitas faltas, os mexicanos acumulavam três cartões amarelos até o início do segundo tempo. Um desses foi recebido por Navarrete, que fez falta em André dentro da área. Na cobrança do pênalti, o brasileiro deslocou o goleiro e colocou a bola no canto esquerdo. O Brasil já dominava o jogo quando Buru e Jorginho, este com uma bicicleta da lateral direita, fizeram os gols seguintes. No final do período os mexicanos diminuíram com o segundo gol de Plata.
Mesmo atrás no placar, o México não conseguiu marcar nenhum gol na última etapa. O Brasil administrou o resultado e manteve o jogo em 5 a 2. A seleção agora soma 15 resultados positivos contra os mexicanos em 15 jogos disputados na história do confronto.
Com o resultado a seleção chega a cinco pontos e garante a classificação para as quartas de final do torneio com uma rodada de antecedência. Ucrânia e México terminam a rodada com três pontos e se enfrentam na última rodada para decidir quem fica com a outra vaga. Para garantir o primeiro lugar, o Brasil pode até perder para o Japão, desde que Ucrânia ou México vençam apenas na prorrogação ou nos pênaltis, quando a vitória vale dois pontos. Nesse caso o Brasil leva vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto, pois venceu as duas seleções. Uma vitória do Brasil também garante o primeiro lugar.