Troca de farpas: relembre provocações trocadas por boleiros

Arte/UOL
Provocações são comuns no futebol e algumas delas ficaram marcadas, seja pelo humor, seja pelos personagens envolvidos. Relembre algumas das mais famosas, como as frases de Maradona e Romário para Pelé, e as mais recentes, como a de José Mourinho xingando Daniel Alves no clássico entre Real Madrid e Barcelona.
Peter Schols/Reuters
Materazzi x Zidane - Jogadores de futebol, quando inspirados, sabem provocar e criar polêmica. Algumas frases marcantes ficaram na história do futebol por serem insultos diferentes. Na final da Copa de 2006, Materazzi protagonizou a que, talvez, seja a mais famosa de todas: ao dizer "Prefiro a p*** da sua irmã" para Zidane, forçou a expulsão do craque francês, que lhe acerto uma cabeçada, e acabou campeão do mundo
AP Photo/Canal 13
Maradona x Pelé - Maradona adora ofender Pelé. Frases como "Pelé deveria voltar ao museu" e "Algumas vezes ele toma o remédio errado e faz declarações loucas" fazem parte de seu repertório.
Reinaldo Canato/UOL
Léo x Corinthians - Léo, do Santos, gosta de provocar o rival Corinthians. Em 2012, falou que "Quem está acostumado com rodoviária não pode ir a aeroporto", quando corintianos causaram tumulto na viagem do time ao Mundial
Leonardo Soares/UOL
Sheik x Palmeiras - Quando o Palmeiras caiu para a Série B em 2012, Sheik ironizou os rivais no Twitter: "Que dó da formiguinha"
Daniel Guimarães/UOL
Vampeta x São Paulo - Vampeta adora frases polêmicas, mas o ex-volante se vangloria de uma coisa em especial: ele garante que é o autor do apelido "Bambi" para o São Paulo
Nelson Almeida/UOL
Felipão x Edilson - Antes das quartas de final da Libertadores de 1999, Luiz Felipe Scolari insultou o atacante Edilson, do Corinthians, durante a preleção do Palmeiras: "Tu sabe que ele é malandro, mas é covarde."
Reprodução
Mourinho x Barcelona - Após a vitória por 3 a 1 do Real Madrid sobre o Barcelona, pela Copa do Rei, em fevereiro de 2013, Mourinho posou para foto mostrando 3 dedos, causando polêmica na Espanha
AE
Romário x Pelé - A mais famosa frase de Romário teve como alvo o maior de todos os tempos: "Pelé calado é um poeta", disse o Baixinho em 2005.
AP Photo/Jon Super
Balotelli x Totti - Polêmicas são constantes na vida de Balotelli, que já perguntou a Totti se o meia "queria fazer um filho com ele" após uma chegada forte em jogo entre Internazionale e Roma, em 2010
AFP PHOTO / FRANCK FIFE
George Best x Beckham - - Um dos maiores ídolos do M. United, o norte-irlandês criticou Beckham quando este jogava no clube: "Não sabe chutar com o pé esquerdo, não sabe cabecear, não sabe marcar e não marca muitos gols. Tirando isso ele é bom"
Acervo UH/Folhapress
Pelé x Corinthians - Acostumado a vencer o Corinthians quando jogador, Pelé brincou depois da eliminação sofrida pelo Santos no clássico semifinal da Libertadores de 2012: "Como posso ter raiva de um time que me deu alegrias por 18 anos?"
Lluis Gene/AFP
Messi x Pelé - O melhor jogador do mundo também já provocou Pelé. Em 2011, ele declarou: "Não me faz falta não ter visto Pelé jogar". O brasileiro respondeu: "mandarei meu filme a ele"
AP
Romário x Edmundo - Quando jogaram juntos no Vasco, em 2000, Romário e Edmundo criaram inimizade, fortalecida por uma marcante frase do Baixinho: "Agora todos estão felizes: o rei, o príncipe e o bobo da corte”, lembrando Eurico Miranda.
Vanderlei Almeida/AFP
Edmundo x Luxemburgo – Desafeto do treinador, o Animal desabafou no Twitter quando o Grêmio de Luxemburgo perdeu para o Palmeiras na Copa do Brasil de 2012,: "Chupa, Luxa."
Michael Regan/Getty Images
Barton x Neymar - Durante o amistoso do Brasil contra a Inglaterra, em fevereiro de 2013, o meia Joey Barton resolveu provocar Neymar, dizendo que ele não estava no nível de C. Ronaldo e Messi. "Me apresento ao Neymar se um dia ele decidir deixar o santuário da liga da selva", disse.
Shaun Botterill/Getty Images
Neymar x Barton – Após amistoso entre Brasil e Inglaterra em fevereiro de 2013, Neymar respondeu ao meia inglês Joey Barton, que o havia provocado, com ironia: "Nem sei quem ele é. Mas quem tem boca fala o que quer."
REUTERS/Pascal Rossignol
Barton x Ibrahimovic - A mais nova do polêmica meia inglês foi contra Ibrahimovic: em partida do Marselha contra o PSG, em fevereiro de 2013, fez gestos para chamar o sueco de "narigudo".
EFE/JuanJo Martín
Mourinho x Daniel Alves – José Mourinho se irritou com o brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, durante o clássico vencido pelo Real Madrid, por 2 a 1, pela Copa do Rei de 2013, e xingou o lateral: “filho da p***”.