Neymar vai mal no clássico, mas brasileiros marcam golaços pelo mundo
Do UOL, em São Paulo
-
Alex Caparros/Getty Images
Neymar se estranha com Gareth Bale; brasileiro não foi bem no clássico contra o Real Madrid
A semana foi boa para os brasileiros coadjuvantes que estão tentando a sorte no mundo da bola. Enquanto figurões como Neymar, Miranda e Kaká sofreram, jogadores menos badalados como Carlos Eduardo, do Nice, Raffael, do Borussia Moenchengladbach, e Eder, da Sampdoria, fizeram gols e se destacaram.
Veja, a seguir, o resumo dos brasileiros pelo mundo:
Em alta
Carlos Eduardo
O brasileiro do Nice fez um dos gols mais bonitos da rodada europeia. Foi no sábado, na partida contra o vice-líder Lyon, fora de casa. Ex-zagueiro do Fluminense, ele aproveitou uma bola mal afastado e mandou de bicicleta no gol adversário, abrindo o placar para a sua equipe, que venceria a partida por 2 a 1.
Daniel Alves
O veterano lateral, que não vem fazendo uma grande temporada, foi importante para o Barcelona no clássico contra o Real Madrid. Depois de começar mal o jogo, sofrendo no duelo com Marcelo, ele ajudou Suárez a decidir para os catalães com um lançamento preciso que deixou o uruguaio em condições de fazer 2 a 1 para o time da casa no Camp Nou.
Eder
Gabriel Paulista
Raffael
Outro brasileiro que construiu sua carreira na Europa, Raffael está no Borussia Moenchengladbach desde 2013 e foi a estrela da grande surpresa da rodada do Alemão. Contra o poderoso Bayern de Munique, fora de casa, ele fez dois gols e garantiu a vitória da sua equipe. No segundo gol, inclusive, contou com uma rara falha do goleiro Neuer, que não encaixou um chute fraco de fora da área.
Em baixa
Neymar
O ex-santista teve uma semana difícil. Na última quarta, contra o Manchester City, perdeu gols em sequência no jogo que carimbou a vaga do Barça nas quartas da Liga. No último domingo, ele voltou a pecar nas finalizações, desta vez contra o Real Madrid. Foram três chances claras desperdiçadas no Superclássico, uma delas dentro da pequena área, segundos antes de Cristiano Ronaldo empatar o jogo.
Miranda
O zagueiro da seleção foi punido com dois jogos de gancho por uma cotovelada que deu em Abraham, do Espanyol, no empate por 0 a 0 da rodada passada (veja no vídeo acima). A punição foi definida pelo Comitê de Competições da Federação Espanhola e tirou Miranda do jogo deste fim de semana. Seu substituto, Gimenez, foi destaque da partida ao cortar um chute com uma cabeçada no chão.
David Luiz, Marquinhos e Tardelli
Luisão
Kaká