Com CSA de volta, Alagoano começa com ASA buscando manter hegemonia da década

Filipe Grecco

Em São Paulo

A 81ª edição do Campeonato Alagoano começa neste sábado com um . O maior campeão da história, o CSA, com 37 conquistas, conseguiu o acesso à elite e neste ano vai disputar novamente a primeira divisão. Logo na estreia os torcedores já terão o duelo das duas equipes de maior torcida do Estado, o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Centro Sportivo Alagoano (CSA).

Todos os campeões do Campeonato Alagoano

EQUIPE TÍTULOS
CSA 37
CRB 25
ASA 6
Capelense 3
Coruripe,
Santa Cruz
2
Alexandria,
Barroso,
Corinthians-AL,
Ferroviário-AL,
Murici
1

Maior campeão da última década, com quatro conquistas, a Agremiação Sportiva Ararapiraquense (ASA) entra como um dos principais favoritos para conquistar o título. Anteriormente conhecida por eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil de 2002, a equipe cresceu depois deste feito e fez uma boa campanha na última Série B do Campeonato Brasileiro. Buscando se firmar entre os grandes de Alagoas e manter a hegemonia dos últimos anos, o clube manteve o técnico Vica e contratou 12 jogadores.

Já o CRB, segundo maior campeão com 25 títulos, não conquista o Campeonato Alagoano desde 2002. Decepcionado coma péssima campanha na última Série C do Brasileirão, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase, a equipe está totalmente concentrada para vencer a competição. Como não sequer chegou à segunda fase na última edição do Estadual, o clube não vai disputar a Copa do Brasil nesta temporada.

De volta à elite do futebol alagoano, o CSA quer esquecer as duas últimas temporadas e voltar ao seu cenário de glórias no Estado. A equipe está embalada pela boa participação no último Campeonato do Nordeste, quando terminou no terceiro lugar, e quer conquistar o título que não vem desde 2008.

O atual campeão Murici entra confiante para repetir o feito neste ano. Zebra na última temporada, a equipe entra neste ano respeitada pelos rivais e sonhando com o segundo título da sua história. Outras seis equipes disputam Campeonato Alagoano: Corinthians-AL, Sport-AL (que subiu da segunda divisão), Ipanema, Coruripe, Santa Rita e CSE.

O regulamento da competição segue o mesmo em relação ao da temporada passada. Na primeira fase, os dez clubes jogarão entre si, com jogos de ida e volta, classificando-se para a fase seguinte as quatro equipes com melhores índices técnico. O campeão desta fase já estará automaticamente na final da competição.

A semifinal, chamada de segunda fase, contará com as quatro melhores equipes classificadas, para uma disputa eliminatória em cruzamento olímpico (1º x 4º e2º x 3º), com jogos de ida e volta, sendo o segundo jogo realizado com mando de campo para os clubes melhores classificadas pelo índice técnico.

Se houver um vencedor diferente para a primeira e segunda fase, o título será decidido em duas partidas, com mando de campo sendo definido através de sorteio, sagrando-se campeã a equipe que após os dois jogos somar o maior número de pontos ganhos. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Alagoano:

Sábado*

16h – Corinthians-AL x Sport-AL
17h – ASA-AL x Murici

Domingo*

16h15 – Ipanema x Coruripe; Santa Rita x CSE
18h – CSA x CRB

* Todos os horários são de Brasília

UOL Cursos Online

Todos os cursos