UOL Esporte Campeonato Alemão
 
16/01/2010 - 14h28

Leverkusen sai atrás, mas vira sobre o Mainz e volta ao topo do Alemão

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Não foi desta vez que caiu o último invicto da Bundesliga. Depois de sair perdendo na Bay Arena, neste sábado, o Bayer Leverkusen virou para cima do Mainz 05, venceu por 4 a 2 e recuperou a liderança da competição, perdida na última sexta-feira após a vitória do Bayern de Munique sobre o Hoffenheim, pela 18ª rodada do Alemão.

Único brasileiro do elenco do Leverkusen, o ex-flamenguista Renato Augusto voltou aos gramados após se recuperar de uma cirurgia no joelho sofrida no mês de outubro de 2009. O treinador Jupp Heynckes colocou o camisa 10 aos 29min do segundo tempo. O brasileiro fez toda jogada do quarto gol e garantiu a vitória do time da casa, quando este sofria pressão dos visitantes.

A rodada marca o reinício do campeonato, que teve pausa de quase um mês em função do rigoroso inverno europeu e das festas de fim de ano. O resultado coloca o Leverkusen novamente na ponta da tabela, agora com 38 pontos, ultrapassando mais uma vez o Bayern de Munique, que chegou nesta sexta-feira a 36.

O Hertha Berlin conseguiu sua segunda vitória na Bundesliga com a ajuda do brasileiro Raffael, que marcou o segundo gol da equipe após receber assistência de Adrián Ramos e chutar cruzado, de direita, já dentro da área. Piszczek abriu o placar da vitória do Hertha por 3 a 0, fora de casa, em cima do Hannover, e Gekas fez o terceiro.

Mesmo com a vitória, o time dos brasileiros Raffael e Cícero – que também foi titular – ainda segue na lanterna da competição, com apenas nove pontos conquistados e ainda longe de deixar a zona de rebaixamento. O Borussia M´gladbach foi outro time derrotado em seus domínios – perdeu para o Bochum por 2 a 1.

Já o Hamburgo, que mais uma vez não contou com Zé Roberto, ainda machucado, segue próximo aos primeiros colocados. A equipe do brasileiro venceu o Freiburg por 2 a 0, em Hamburgo, e chegou aos 34 pontos, roubando a terceira posição do Schalke – que joga nesta domingo - e voltando a ficar a apenas quatro do líder Bayer Leverkusen.

O Eintracht Frankfurt, do brasileiro Caio, que apenas ficou no banco de reservas, venceu o Werder Bremen por 1 a 0, em casa, e subiu três posições na classificação, chegando ao sétimo lugar, com 27 pontos.

Virada na Bay Arena

Um começo de jogo muito agitado na Bay Arena. Logo aos 8min, depois de perder uma boa oportunidade, os visitantes chegaram ao gol através de um lance de bola parada. Após cruzamento da direita, o goleiro Adler espalmou a bola na mão de Hoogland, que aproveitou a sobra para abrir o placar. Mas os donos da casa não sentiram o gol do Mainz.

Aos 15min, o defensor Kadlec subiu mais que a zaga adversária e mandou de cabeça para o gol após escanteio. Apenas três minutos depois, o atacante Kiessling – artilheiro da competição com nove gols - fez uma ótima jogada pela direita e deixou Barnetta em ótima condição de marcar. O camisa 7 do Leverkusen avançou, bateu cruzado e virou a partida.

Mas o Leverkusen não parou por aí. Aos 29min, a zaga do Mainz tentou afastar de cabeça; o jovem Kroos aproveitou a sobra e de primeira acertou um belo chute de direita, ampliando o placar. Com dois gols de vantagem no placar, o Leverkusen parou no segundo tempo.

Em um vacilo da defesa, o Mainz 05 – melhor em campo no momento – diminuiu com Niko Bungert, que matou no peito dentro da área e concluiu de direita; a bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes. Já no fim, o brasileiro Renato Augusto - que havia entrado no segundo tempo - fez ótima jogada pela direita e deu assistência para o gol de Eren Derdiyok, garantindo a vitória do Bayer.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host