UOL Esporte Campeonato Alemão
 
08/03/2010 - 17h30

Com inspiração de Robben, Bayern supera problemas e volta a se destacar

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Líder do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique superou suas dificuldades para apagar os recentes fracassos. Os altos investimentos feitos para fazer a equipe recuperar seu prestígio tanto dentro do país como no cenário continental pareciam em vão; porém, o time resolveu seus problemas internos, revelou jovens de qualidade e agora conta com a boa fase de Arjen Robben para reencontrar o caminho das vitórias.

As decepções vividas pelo clube em 2008/09, quando foi eliminado da Liga dos Campeões nas quartas de final e viu o Wolfsburg ficar com o título nacional, motivaram os torcedores a crer em uma mudança completa de postura. No entanto, o início de temporada do Bayern foi pouco animador.

Em seus sete primeiros jogos na Bundesliga, a equipe somou apenas onze pontos e aparecia em um modesto 7º lugar, fora da zona de classificação para as competições europeias. Na Liga dos Campeões, o desempenho também estava longe de empolgar e o time corria o risco de não se classificar para as oitavas.

A situação ficou mais tensa com a polêmica entre Luca Toni e o treinador Louis van Gaal. O atacante italiano, destaque da equipe na temporada passada, deixou claro seu descontentamento por ser pouco utilizado pelo técnico e ficar na reserva. Os dois trocaram acusações e o italiano acabou emprestado para a Roma.

A ausência de Franck Ribéry também contribuiu para ampliar estes problemas iniciais. O meia-atacante francês sofreu seguidas lesões e passou mais tempo tratando delas do que em campo. Quando parecia que o Bayern entraria em colapso, veio a mudança de rumo. A goleada sobre a Juventus por 4 a 1 fora de casa, pela Liga dos Campeões, não só classificou o time para a fase seguinte do torneio como impulsionou a equipe a reencontrar seu melhor futebol.

O crescimento do time ao longo de 2009/10 coincide com a boa fase vivida por Arjen Robben. O meia-atacante holandês estava em baixa no Real Madrid e foi emprestado ao Bayern, preocupado com uma possível saída de Ribéry. A solução foi perfeita.

Logo em seu primeiro jogo com a camisa do Bayern, Robben marcou dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Wolfsburg. No total, o holandês disputou 16 partidas pela equipe até agora na Bundesliga, com oito gols marcados e cinco assistências.

O Bayern também contou com a evolução de dois jovens jogadores. O defensor Holger Badstuber e o atacante Thomas Müller, ambos com 20 anos, assumiram a condição de titulares da equipe. Com atuações regulares, Müller até foi convocado pelo treinador Joachim Löw para a seleção alemã.

A derrota para o Hamburgo por 1 a 0, em 26 de setembro, foi a última do Bayern no Alemão. De lá para cá, a equipe mantém uma série invicta de 18 partidas no campeonato, com 12 vitórias obtidas. Coincidentemente, o Hamburgo marcou novamente o caminho do clube nesta temporada, mas agora de forma positiva: o triunfo por 1 a 0, em 28 de fevereiro, colocou o clube na liderança do torneio.

Esta foi a primeira vez desde maio de 2008 na qual o Bayern terminou uma rodada na ponta da tabela da Bundesliga. O empate por 1 a 1 com o Colônia neste sábado, aliado à derrota do Bayer Leverkusen por 3 a 2 para o Nuremberg, deixou a equipe em condição um pouco mais confortável na liderança.

Os bons resultados deixam o time mais confiante para o duelo decisivo contra a Fiorentina, na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. Em casa, o Bayern ganhou do time italiano por 2 a 1 e põe sua boa fase em jogo em Florença, na terça-feira. Uma possível eliminação colocaria em risco todo o plano de recuperação traçado até aqui.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host