UOL Esporte Campeonato Alemão
 
10/04/2010 - 12h25

Schalke 04 sofre com contra-ataques, perde do Hannover e Bayern agradece

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Schalke 04 mostrou poder de reação neste sábado ao marcar dois gols relâmpagos - um deles do brasileiro Edu - no início do segundo tempo e empatar a partida contra o Hannover depois de ir para o intervalo com dois gols de desvantagem. Porém, sofreu com dois contra-ataques no final do jogo e acabou perdendo por 4 a 2, deixando de assumir provisoriamente a liderança do Campeonato Alemão e ainda oferecendo a oportunidade para o Bayern de Munique abrir quatro pontos na ponta da tabela em caso de vitória sobre o Leverkusen, em jogo que acontece ainda neste sábado, às 13h30 (horário de Brasília).

A derrota mantém o Schalke 04 com 58 pontos na classificação da Bundesliga, na vice-liderança. Agora, torce por uma vitória do Bayer Leverkusen (53) diante do Baeyrn de Munique (59), em jogo que acontece na BayArena. Em situação totalmente oposta, o Hannover conseguiu uma importante vitória e deixou a vice-lanterna da competição, alcançando 27 pontos e assumindo a 18ª colocação. Esta posição ao final do campeonato lhe garante uma repescagem contra o terceiro colocado da segunda divisão para definir quem garante uma vaga na elite do futebol alemão.

Nos outros duelos da 30ª rodada, o Werder Bremen não tomou conhecimento do ameaçado Freiburg e goleou o rival por 4 a 0, no Weserstadion, com dois gols do atacante Claudio Pizarro, um de Aaron Hunt e um de Mesut Ozil. Assim, chegou aos 51 pontos e passou a sonhar com uma vaga na Liga dos Campeões, ficando a apenas dois do Bayer Leverkusen. Já o Hoffenheim, do brasileiro Carlos Eduardo, chegou a sua sexta partida sem vitórias ao perder para o Colônia, em casa, por 2 a 0. As duas equipes seguem sem ameaças de rebaixamento.

O Mainz impediu que o Borussia Dortmund alcançasse uma vaga na zona de classificação para a Liga dos Campeões e bateu o time do brasileiro Tinga – que não terá seu contrato renovado com o clube alemão e negocia com o Fluminense – por 1 a 0, em casa. Assim, o Borussia estaciona nos 52 pontos e deixa de ultrapassar o Leverkusen (53). Em outra partida, o Hertha Berlin, mesmo em casa, dificultou ainda mais sua presença na primeira divisão na próxima temporada ao perder para o Stuttgart, por 1 a 0, com gol do brasileiro-alemão Cacau. Assim, continua na lanterna, com 22 pontos.

Schalke reage, mas sofre com contra-ataques

A tão segura defesa do Schalke 04 não esteve em seus melhores momentos na primeira etapa. Tanto é que a equipe dos brasileiros Rafinha e Edu (ambos entraram no decorrer da partida) já foi para o intervalo com dois gols de desvantagem no placar, mesmo com mais de 60% de posse de bola. Aos 16min, o cruzamento do brasileiro Élson pegou o time do Schalke voltando de impedimento; em posição legal, Schmiedebach tentou cruzar e a bola desviou no zagueiro Westermann, que acabou mandando contra suas próprias redes.

Poucos minutos depois, mais uma falha, desta vez de Manuel Neuer, acabou resultando no segundo gol. O goleiro do time visitante quase deixou sua área para tentar evitar uma finalização do marfinense Ya Konan, que conseguiu chutar antes de sua chegada e ainda mandou por baixo de suas pernas para dentro do gol. No intervalo, o brasileiro Rafinha entrou na partida e mudou a história do jogo. Logo em seu primeiro toque na bola, o jogador encontrou Kuranyi, que fez o papel de pivô e tocou para Edu bater de esquerda e diminuir o placar.

Aos 5min, Rafinha fez uma boa tabela pela direita com Junmin Hao e cruzou para a área; após uma confusão, o árbitro acabou marcando pênalti, convertido pelo camisa 10 Ivan Rakitic. A partir daí, o Schalke ficou praticamente com dez homens postados no campo do Hannover. Mas tamanha ofensividade quase colocou a reação em jogo, quando Arouna Koné ficou sozinho em dois lances de contra-ataque e acertou a trave, aos 13min, e mandou muito perto do gol, aos 25min. Porém, aos 35min, não teve jeito.

O atacante Balitsch recebeu na entrada da área do brasileiro Élson e acertou o ângulo esquerdo, garantindo a vitória ao Hannover. Já nos acréscimos, o costa-marfinense Ya Konan, em outro lance de contra-ataque, tocou com o gol livre para marcar o quarto do Hannover - após outra saída precipitada do goleiro Manuel Neuer - e garantir a vitória dos donos da casa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host