Topo

Alemão - 2019

Revelações e euforia da Copa aumentam expectativa para abertura do Alemão

Bayern de Munique começou a temporada com o título da Supercopa da Alemanha - AP Photo/Kerstin Joensson
Bayern de Munique começou a temporada com o título da Supercopa da Alemanha Imagem: AP Photo/Kerstin Joensson

Ricardo Espina

Em São Paulo

20/08/2010 07h01

Na Copa do Mundo, a Alemanha chamou a atenção com um time repleto de jogadores jovens e talentosos. A campanha destacada do Nationalelf, terceiro colocado no Mundial, colocou na vitrine nomes como Mesut Özil, Sami Khedira, Thomas Müller, Toni Kroos e Holger Badstuber. A permanência da maior parte destas estrelas se tornou o grande atrativo do Campeonato Alemão, que começa nesta sexta-feira.

Se Özil e Khedira partiram para o Real Madrid, outros jovens destaques continuam no país. A oportunidade de vê-los em campo mais uma vez se mistura com a presença de jogadores importantes. Além de Ribéry, Robben, Wiese, Mario Gómez e Cacau, a Bundesliga terá outras presenças ilustres.

O retorno de Michael Ballack ao Bayer Leverkusen e o acerto de Raúl com o Schalke 04 dão um “tempero” especial ao torneio. “O Campeonato Alemão deve ser bem disputado nessa temporada. Principalmente com a chegada de alguns jogadores”, aposta Renato Augusto, meia do Bayer Leverkusen, em entrevista ao UOL Esporte.

Confira a seguir alguns dos destaques da competição:
 

ATUAL CAMPEÃO

AS MESMAS CARAS
O Bayern de Munique espera repetir o ótimo desempenho da última temporada, quando foi campeão alemão, da Copa da Alemanha e foi vice da Copa dos Campeões. Para isso, o técnico Louis van Gaal terá à disposição praticamente o mesmo elenco. O clube resistiu ao intenso assédio e manteve seus astros Ribéry, Müller, Robben, Van Bommel, entre outros. Além disso, o clube aposta em outras promessas, como Contento e Badstuber.
JOGADOR-CHAVE
Em pouco tempo, Thomas Müller explodiu no Bayern, tornou-se titular, ganhou chances na seleção alemã, foi um dos artilheiros da Copa com cinco gols e foi eleito melhor jogador jovem do Mundial.
REFORÇO
Toni Kroos estava emprestado ao Bayer Leverkusen na última temporada, mas está de volta ao Bayern.

QUEM ESTÁ NA BRIGA?

BAYER LEVERKUSEN
O clube fez uma das contratações de maior impacto desta temporada ao promover o retorno do meia Michael Ballack ao país. "Ballack dará mais qualidade técnica e experiência ao Bayer Leverkusen. Nosso time é bem jovem e, certamente, ele e Hyypia poderão equilibrar bem isso. A expectativa é grande de jogar ao lado dele. Não só minha, mas de toda torcida do Bayer", afirmou o meia Renato Augusto, que acredita em um maior equilíbrio no setor.
SCHALKE 04
Os Azuis Reais também trouxeram um reforço considerável. O Schalke 04 acertou a contratação de Raúl, um dos símbolos do Real Madrid. Já Rafinha foi para o Genoa.
W. BREMEN
O time tenta manter sua qualidade mesmo após a saída de Özil, destaque da Alemanha na Copa e que se transferiu para o Real Madrid.
A SURPRESA
Após conquistar o título alemão em 2008/09, o Wolfsburg não repetiu o bom desempenho na última temporada. Os Lobos querem provar que a taça não veio por acaso. “O time passou a ser respeitado na Alemanha. Contamos com um elenco de qualidade. Oito ou nove times têm chances de brigar pelo título, e estamos entre eles”, afirma o meia Cícero. O Wolfsburg aposta na manutenção de seus principais jogadores (Misimovic, Grafite e Dzeko) para brilhar de novo.

OS BRASILEIROS

NALDO
Zagueiro do Werder Bremen teve passagens pela seleção brasileira

JOSUÉ
Volante do Wolfsburg
fez parte do grupo que disputou a Copa

FELIPE SANTANA
Defensor se tornou um dos destaques do Borussia Dortmund
CARLOS EDUARDO
Meia-atacante do Hoffenheim foi convocado por Mano Menezes
ZÉ ROBERTO
Ex-santista é o “cérebro” do Hamburgo e comanda meio-campo da equipe
PEDRO GEROMEL
Real Madrid estaria interessado em contratar o zagueiro do Colônia
RESUMO DOS OUTROS BRASILEIROS

Em alguns clubes, os brasileiros aparecem com algum destaque, como nos casos de Edu (Schalke 04), Dedê (Borussia Dortmund), Luiz Gustavo (Hoffenheim), Élson (Stuttgart) e Caio (Eintracht Frankfurt. Outros, como Caiuby (Wolfsburg), Dante (Borussia Mönchengladbach) e Rodnei (Kaiserslautern) buscam seu espaço.