Topo

Alemão - 2019

Celebridade na TV alemã, técnico leva Dortmund ao título e aumenta fama

Treinador do Dortmund, Jürgen Klopp foi alvo de elogios do zagueiro brasileiro Felipe Santana - Patrik Stollarz/AFP
Treinador do Dortmund, Jürgen Klopp foi alvo de elogios do zagueiro brasileiro Felipe Santana Imagem: Patrik Stollarz/AFP

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL Esporte

12/05/2011 07h07

Até a atual temporada do Campeonato Alemão, Jürgen Klopp era bastante conhecido. Entretanto, a fama se explicava só pelos bons comentários sobre futebol em programas especializados e por ter estrelado comerciais na televisão do país. No entanto, a campanha surpreendente do Borussia Dortmund deixou o treinador ainda mais na moda. Desta vez na sua principal profissão. Klopp liderou uma das equipes mais populares da Bundesliga ao título e ganhou as manchetes para se consolidar como celebridade na Alemanha.

Comunicativo, o ex-jogador tem facilidade para lidar com a imprensa. A mesma “lábia” é aplicada durante os jogos do Dortmund. Segundo o zagueiro brasileiro Felipe Santana, Klopp pode ser considerado decisivo na temporada de sucesso do Dortmund, por causa de seu espírito no banco de reservas da equipe do Vale do Ruhr.

“É um técnico que exige, mas que sabe bem como passar as instruções e está sempre do seu lado, o que é muito bom para os jogadores. Ele cobra muito, mas sempre com agitação. Basta ver como ele comemora os gols do nosso time. Ele vem de uma nova geração de técnicos da Alemanha”, explica o zagueiro em entrevista ao UOL Esporte.

Aos 43 anos, Klopp conseguiu o seu primeiro grande título como treinador. Como atleta, ele teve uma carreira modesta, com passagens por Eintracht Frankfurt e Mainz 05. Neste último clube, ele iniciou nova profissão em 2001 e teve bons momentos. No entanto, foi com participações na TV alemã que o treinador construiu fama.

  • Wolfgang Rattay/Reuters

    Homenagem mostra que fama do técnico do Borussia Dortmund ultrapassa todos os limites

    Em abril deste ano, um empolgado torcedor do Dortmund terminou a sua última tatuagem. Martin Hueschen deve ter desembolsado muito dinheiro e perdido bastante tempo no estúdio para fazer uma tatuagem especial. O desenho ocupa grande parte das costas e homenageia o técnico Jürgen Klopp, que comandou a equipe campeã na Alemanha.

O técnico começou a virar celebridade na televisão em 2005. Klopp comentou sobre futebol e o desempenho da seleção nacional pelo canal ZDF. O sucesso, com direito a prêmio de melhor programa esportivo em 2006, o credenciou para avaliar o desempenho da equipe na Copa do Mundo-2006 e na Eurocopa-2008. O treinador também trabalhou no Mundial da África do Sul, pela RTL.

“Acho que ele [Klopp] pode ser considerado decisivo para o título, sim. Mas somos um grupo de jogadores jovem, com muitos atletas técnicos. O conjunto é o mais importante. No final, conquistamos uma campanha maravilhosa. Foi uma surpresa, mas estávamos preparados para jogar contra os principais adversários e aproveitar as chances”, conta Santana sobre o título conquistado com o Dortmund.

Com o título nas mãos desde o final de abril, o Dortmund prepara festa para esse final de semana. Neste sábado, a equipe enfrenta o Eintracht Frankfurt na última rodada da competição. Dentro de casa, os jogadores entram em campo somente para festejar a conquista da Bundesliga, resultado que encerrou jejum de nove anos no clube.

“Comemoramos no dia em que confirmamos o título, mas a grande festa será no fim de semana. A festa está marcada e espero contar com a torcida”, resume o zagueiro brasileiro. É só esperar que Jürgen Klopp estará lá para comandar a celebração, com direito ao tradicional banho de chopp.