Topo

Aos 36 anos, alemão Michael Ballack anuncia aposentadoria

Michael Ballack anunciou retirada do futebol nesta terça-feira - Tim Schamberger/AP
Michael Ballack anunciou retirada do futebol nesta terça-feira Imagem: Tim Schamberger/AP

Do UOL, em São Paulo

02/10/2012 12h55

O meia alemão Michael Ballack, 36, anunciou nesta terça-feira que sua carreira no futebol chegou ao fim. Vice-campeão do mundo em 2002, quando perdeu o título para o Brasil, Ballack estava no Bayer Leverkusen desde 2010, mas estava sem contrato desde o término da última temporada.

Em comunicado lido para a imprensa por seu advogado, Ballack afirmou que “lembrará para sempre de uma grande e maravilhosa carreira que, quando criança, não se atreveu a sonhar que teria”. “Foi um privilégio jogar para treinadores de primeira linha e com jogadores fantásticos”, completou.

Antes de confirmar a aposentadoria, boatos diziam que o meia poderia jogar esta temporada na Austrália ou nos Estados Unidos. Porém, Ballack afirmou que, após alguns meses sem jogar, percebeu que o certo a fazer era se aposentar.

Além do vice-campeonato da Copa do Mundo em 2002, quando não disputou a final contra o Brasil por estar suspenso por cartões amarelos, Ballack também foi vice na Eurocopa de 2008 e terceiro colocado no Mundial de 2006. Foram 98 partidas com a seleção da Alemanha.

Famoso por estar em equipes derrotadas em finais, também foi vice da Liga dos Campeões em 2002, pelo Bayer Leverkusen contra o Real Madrid, e em 2008, quando, com o Chelsea, foi derrotado nos pênaltis pelo Manchester United.

As conquistas do jogador se limitaram a campeonatos nacionais: um título inglês com o Chelsea, dois alemães com o Bayern de Munique e um com o Kaiserslautern.