Topo

Na estreia de Götze, Bayern de Munique sofre com retranca e vence Nuremberg

Franck Ribery comemora sem camisa após marcar para o Bayern contra o Nuremberg  - AP Photo/Matthias Schrader
Franck Ribery comemora sem camisa após marcar para o Bayern contra o Nuremberg Imagem: AP Photo/Matthias Schrader

Do UOL, em São Paulo

24/08/2013 12h21

Atual campeão de tudo na Europa, o Bayern de Munique começa a temporada mostrando que tem condições de repetir as conquistas. Neste sábado, o time venceu o Nuremberg, em casa, por 2 a 0, pelo Campeonato Alemão.

O jogo marcou a estreia de Mario Götze com a camisa do clube. O meia-atacante, que custou 37 milhões de euros (cerca de R$ 116 milhões) começou como titular, mas deixou o time no segundo tempo. Foi quando ele já não estava em campo que o Bayern conseguiu vencer a retranca do Nuremberg e fez os dois gols da vitória, com Ribéry e Robben.

Jogando em casa e – como sempre – com estádio lotado, o Bayern de Munique começou a partida atacando. Pep Guardiola armou o time com o estreante Götze ao lado de Thiago Alcântara, Ribéry e Robben. À frente do quarteto talentoso, Mandzukic era o centroavante.

Ciente da vantagem técnica do adversário, o Nuremberg não teve vergonha de jogar recuado. Quando não tinha a bola, atuava com todos os jogadores no campo de defesa, muitas vezes bem próximos à sua área.

E a estratégia do Nuremberg funcionou no primeiro tempo. Além de barrar as entradas na área dos jogadores do Bayern na sua área, eles conseguiam criar chances de gol, com contra-ataques rápidos e precisos. Foi assim aos 14 minutos de jogo, quando Ginczek acertou uma bomba de fora da área e a bola bateu no travessão.

Apesar de sofrer com algumas investidas do Nuremberg, o Bayern tinha total controle da posse de bola. Mantinha ela na maior parte do tempo
nos pés dos seus jogadores e tocava com tranquilidade, mas sem conseguir furar a defesa rival.

Aos 31 minutos de jogo, numa bola tocada para Robben no lado esquerdo da área, o holandês acabou caindo após se chocar com o marcador. O juiz apontou pênalti. Na cobrança, Alaba tocou no canto esquerdo do goleiro Schäfer , que defendeu com segurança, agarrando a bola.

No segundo tempo, o Bayern voltou ainda mais agressivo, dominando a partida, enquanto o Nuremberg se defendia. A “blitz” do atual campeão alemão era mais produtiva que na primeira etapa e o time de Guardiola conseguia entrar na área e criava chances de gol.

O técnico catalão não se contentava com o empate e mudou o time. Sacou Thiago Alcântara e colocou Müller. Depois, trocou Götze por Kroos.
Depois de tanto insistir, o Bayern de Munique conseguiu furar o bloquei do Nuremberg aos 24 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na
área, o baixinho Ribéry enganou e, de cabeça, marcou o primeiro gol do jogo. 

O 1 a 0 era pouco para o Bayern. Oito minutos após abrir o placar, Robben marcou um golaço. O holandês recebeu a bola na ponta direita, entrou na área driblando dois marcadores e, sem quase sem ângulo, tocou para o gol.

OUTROS JOGOS DESTE SÁBADO:

Bayer Leverkusen 4 x 2 Borussia Mgladbach
Hannover 96 2 x 1 Schalke 04
Hoffenheim 3 x 3 Freiburg
Mainz 05 2 x 0 Wolfsburg
 

 

INGLÊS: ARSENAL BATE FULHAM E BARRA BOATOS DE CRISE

  • O Arsenal pôs fim aos boatos de uma crise no início da temporada com uma vitória tranquila, por 3 a 1, sobre o Fulham neste sábado, seus primeiros pontos no Campeonato Inglês. Lukas Podolski marcou duas vezes depois de Olivier Giroud abrir o placar para os visitantes. Já Darren Bent fez o gol de consolação em sua estreia no Fulham. Foi a segunda vez em quatro dias em que o Arsenal marcou três gols, No meio da semana, o time de Londres fez 3 a 0 no Fenerbahçe, no playoff da Liga dos Campeões. O êxito deste sábado e o desempenho do time ajudarão a compensar o tropeço de seu primeiro jogo em casa com o Aston Villa, e a escalação pode fazer os torcedores repensarem suas exigências por um atacante de renome. LEIA MAIS