Alemão começa com brasileiro em alta. Mas você não deve saber o nome dele
Sabe quem é o brasileiro mais comemorado do futebol alemão? Pode riscar da sua lista o nome do zagueiro Dante ou do volante Luiz Gustavo, que disputaram a Copa do Mundo pela seleção brasileira, ou do lateral Rafinha, que quase fez parte do time de Luiz Felipe Scolari. O melhor jogador brasileiro nos campos do melhor futebol do mundo é quase um desconhecido por aqui.
Seu nome é Roberto Firmino. Aos 22 anos, ele foi eleito revelação do Campeonato Alemão na temporada passada. Ele é meia-atacante do Hoffenheim, marcou 16 vezes e deu 12 assistências para gol na temporada passada, levando seu time ao nono lugar do torneio – uma melhora significativa em relação ao 16º lugar do ano anterior. Ele deixou o Brasil aos 19 anos, após se destacar no Figueirense. Ele estava no time que foi vice-campeão da Série B.
Bayern se reforça ainda mais
Apesar de chegar em alta, a luta pelo título é uma realidade distante para Firmino. Mas para outros dois brasileiros, a conquista da Bundesliga é uma obrigação. Dante é um dos melhores jogadores de defesa do país e segue como o xerifão da zaga do Bayern de Munique. A confiança no baiano e em seu parceiro de zaga, o alemão Boateng, é grande.
A maior prova é que o time segue se reforçando no ataque, nunca na defesa. Após tirar Mario Goetze do Borussia Dortmund na temporada passada, foi a vez do polonês Lewandowski trocar o amarelo pelo vermelho.
No meio-campo, o espanhol Thiago, filho do tetracampeão brasileiro Mazinho, está em xeque: como o time vendeu Tony Kroos para o Real Madrid, o ex-jogador do Barcelona, que está se recuperando de uma lesão no joelho que o tirou da Copa do Mundo, deve assumir uma função ainda mais importante no time de Pep Guardiola.
Borussia vai conseguir se manter forte?
Enquanto a força do Bayern é indiscutível, o Borussia Dortmund é quase uma incógnita. O time bateu o rival na final da Supercopa da Alemanha, mas a força do elenco do técnico Jurgen Klopp não parece ser a mesma de anos anteriores.
Goetze e Lewandowski, chaves do vice-campeonato da Liga dos Campeões há duas temporadas, já não estão mais por lá. E Marco Reus, o cérebro do time, é assediado por gigantes europeus – pode ser mais um a dar adeus ao time.
A aposta fica por conta das duas novidades. O centroavante Immobile, artilheiro do Campeonato Italiano da temporada passada, chega para a vaga de Lewandowski. Já o colombiano Adrian Ramos é mais um a reforçar o já forte meio-campo do Borussia.
A imagem acima é do game Fifa World, a versão gratuita da série Fifa, da EA Sports. Você pode fazer o download do jogo no site oficial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.