Com golaço, Bayern de Munique vence e pode ser campeão neste domingo
O Bayern de Munique que encarou o Hertha Berlim neste sábado não lembrou o time que impressionou o mundo do futebol no meio de semana aplicando uma sonora goleada no Porto pela Liga dos Campeões. A equipe começou a partida sonolenta e não empolgou o público. Já o meia Weiser levantou os 75 mil torcedores na Allianz Arena da cadeira.
Ele dominou um chutão da defesa enquanto protegia a bola de um defensor. Na sequência, driblou quatro adversários, com direito a caneta, e chegou na linha de fundo com cabeça fria para cruzar rasteiro na marca do pênalti. Schweinsteiger bateu de primeira na gaveta. Golaço.
O time pode ser campeão neste domingo se o Wolfsburg não vencer o Borussia Mönchengladbach fora de casa. Mesmo que não seja neste final de semana, parece questão de tempo para o Bayern de Munique erguer a taça.
Mas o belo gol não apaga o futebol fraco. Parte dos problemas pode ser explicado pela opção do técnico Pep Guardiola de poupar peças chaves do time como Xavi Alonso e Thiago Alcântara, além de Bernat que foi muito bem diante do Porto. A boa notícia é o retorno de Schweinsteiger ao time depois de contusão. O zagueiro Dante, reserva no jogo da Liga dos Campeões, iniciou entre os titulares.
Fases do jogo:
O Hertha Berlim nem tentou disputar o controle da bola contra o Bayern de Munique. Os donos de casa tiveram campo para atacar diante de um adversário armado na defesa esperando um erro ou uma bola parada para surpreender o líder do campeonato. Ocorre que os meias da equipe dona da casa não conseguiam organizar jogadas para superar o congestionamento armado na frente da área do time da capital alemã.
O jogo seguiu amarrado durante todo o primeiro tempo e a posse de bola não foi convertida em chances de gol. Mas havia a impressão de que o Bayern de Munique teria sucesso se apertasse o adversário. Para o Hertha Berlim, que não se livrou do fantasma do rebaixamento, o resultado era positivo porque marcava ponto num campo em que poucos conseguem.
Na volta do intervalo Pep Guardiola tornou o esquema tático dos donos da casa mais ofensivo. O time não correspondeu e passou por um susto. Contra-ataque rápido e Schulz recebeu na intermediária depois de ganhar na corrida da zaga e saiu na cara de Neuer. O goleiro fez grande defesa e foi cumprimentado por Boateng.
O Hertha precisava do ponto fora e se manteve fechado e o restante do jogo nem parecia que era de uma equipe de Pep Guardiola. O treinador que prima pelo futebol bonito e a bola no chão viu a equipe abusar dos chuveirinhos que quase nunca foram produtivos. A exceção foi uma cabeçada de Lewandowski muito bem defendida pelo goleiro do Hertha Berlim.
Tudo mudou aos 34 minutos do segundo tempo depois da jogada de craque de Weiser. O Hertha que não ameaçava quando o adversário estava lançado a frente continuou sem produzir.
O melhor: Weiser (Bayern de Munique). Com os companheiros atuando abaixo do potencial coube ao meia construir a jogada que resultou no gol do Bayern de Munique. Além da vitória, o gol será lembrado pela categoria que remete a Ronaldinho Gaúcho em seus melhores dias
O pior: Schulz (Hertha). O jogador teve a bola para mudar a história do jogo e a chance de acabar com um tabu que passa de três décadas. Não conseguiu vencer Neuer e desperdiçou a oortunidade de levar três pontos e dar muita moral para a equipe.
Toque dos técnicos: Diante da inoperância do time no primeiro tempo, Pep Guardiola mudou o time na volta do vestiário trocando um meio de campo por um atacante. Desta maneira o garoto Kurt, de 18 anos, fez sua estreia no Campeonato Alemão ao substituir Gaudino. O Bayern passou do 4-4-2 para o 4-3-3. Passado 20 minutos, ele voltou para o esquema anterior ao por Thiago Alcântara no lugar do Müller. O comandante do Hertha, Pál Dárdai, armou uma equipe retrancada e quando ficou atrás no placar não teve como reagir.
Para lembrar:
Freguesia: O Hertha Berlim não vence o adversário em Munique há 35 anos pelo Campeonato Alemão. Neste período foram 19 partida – 15 derrotas e quatro empates. O último triunfo ocorreu no longíguo ano de 1977 e o placar foi 2 a 0 para o Hertha.
Muralha bávara: A defesa do Bayern tem condições de se tornar a menos vazada da história do Campeonato Alemão. Até agora, Dante e os companheiros tomaram 13 gols. Há nove rodadas a serem disputadas e o atual recorde é de 18 gols, obtido pelo próprio Bayern na temporada 2012/2013.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.