Topo

Banfield perde na La Bombonera, mas conquista primeiro título argentino na história

Santiago Silva (à direita), do Banfield, tropeça em disputa com Gabriel Paletta, do Boca Juniors - Eduardo Di Baia/AP
Santiago Silva (à direita), do Banfield, tropeça em disputa com Gabriel Paletta, do Boca Juniors Imagem: Eduardo Di Baia/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/12/2009 20h24

Classificação e Jogos

Um ano para entrar na história do Banfield. O clube de Lomas de Zamora não fez a sua parte neste domingo e caiu diante do Boca Juniors, perdendo por 2 a 0 na La Bombonera. Porém, a derrota foi suficiente para a conquista do primeiro título argentino de sua história, já que o Newell’s Old Boys não conseguiu sequer um empate em Rosário e perdeu para o San Lorenzo pelo mesmo placar.

"Nós merecíamos esse título. Perdemos hoje [domingo], mas sem dúvida fomos os melhores. Não dá para discutir com os números", disse o técnico do Banfield, Julio Cesar Falcioni, logo após a partida.

A conquista do Apertura 2009 significa para o Clube Atlético Banfield, fundado em 1896, o primeiro título nacional em 113 anos de história. Antes da partida deste domingo, fanáticos do Banfield chegaram até a criar um site para que os torcedores postassem suas promessas para ver o time campeão, entre elas “parar de fumar” e “colocar o nome do filho de Santiago”.

O atacante uruguaio Santiago, inclusive, deve acabar o semestre como artilheiro do campeonato, tendo marcado 14 gols no Apertura. Apelidado de “El Tanque”, Santiago teve uma breve passagem pelo Corinthians no ano de 2002, mas não teve boas atuações pela equipe paulista.

"O futebol tem momentos que precisam ser aproveitados, existem vários casos como o meu. Nos esforçamos bastante para conquistar esse título. É preciso destacar a humildade do grupo. Aqui existem jogadores sensacionais, além de um técnico que nos dá liberdade para jogar", afirmou "El Tanque".

Curiosamente, as equipes de Banfield e Newell’s Old Boys fizeram uma campanha regular no Clausura 2009 (12º e 15º colocados, respectivamente) antes de terminarem o campeonato deste semestre brigando pelo título até a última rodada. O Banfield garante uma vaga direta na Copa Libertadores do ano que vem, enquanto o Newell’s vai disputar a repescagem para entrar na fase de grupos do torneio.

As duas partidas decisivas não poderiam ter começado de maneira mais emocionante e inesperada. Os dois times que brigavam pelo título sofreram gols antes dos dez minutos de jogo. Em uma La Bombonera lotada, o Boca Juniors inaugurou o placar com o atacante Palermo, de pênalti, marcado pelo árbitro em função do toque de mão do zagueiro Barraza.

Em Rosário, um início arrasador do San Lorenzo. O goleiro Peratta evitou o que seria o primeiro gol dos visitantes ao defender um pênalti logo aos 7min. Porém, no lance seguinte não foi possível. O atacante Bordagaray cortou um zagueiro, invadiu a área pelo canto esquerdo e acertou um lindo chute no ângulo direito do gol do Newell’s, que agora precisava pelo menos de dois gols para sonhar com o título.

No final do primeiro tempo, o Banfield perdeu a chance de empatar o jogo com o atacante Fernandéz, que ficou cara a cara com Pato mas tirou demais do goleiro e chutou para fora. Por outro lado, o Newell’s sentiu o gol do San Lorenzo e não conseguiu criar oportunidades claras para marcar na etapa inicial, mesmo sabendo da derrota do rival na La Bombonera.

No segundo tempo, mais um golpe nos torcedores do Banfield, e outro pior ainda nos aficionados do Newell’s. Os mesmos Palermo e Bordagaray marcaram mais um para suas equipes e praticamente definiram o campeão de 2009/2010 do Torneio Apertura no Campeonato Argentino. Após o segundo gol do San Lorenzo, os torcedores do Banfield, mesmo com a derrota, já começavam soltar o grito de “é campeão” que estava engasgado há 113 anos.

Libertadores sem os ‘grandes’

A Argentina não terá um dos cinco grandes na Copa Libertadores depois de 27 anos. A última vez que Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Independiente ou Racing Club não participaram da competição sul-americana foi em 1983, quando Estudiantes e Ferro Carril Oeste representaram o país. As equipes argentinas que vão disputar a Libertadores de 2010 já estão definidas: Estudiantes, Vélez Sarsfield, Banfield, Newell’s, Lanús e Colón.

Caso passe pela repescagem diante do Emelec, o Newell's entra no grupo 5 da Libertadores, que conta com o Internacional. No grupo 8, o Flamengo pode ter a companhia do Colón, que enfrenta o Universidad Católica.