UOL Esporte Campeonato Argentino
 
20/04/2010 - 10h30

Luiz Alberto, ex-Flu, rescinde contrato com Boca Juniors após sete jogos

Das agências internacionais
Em Buenos Aires (Argentina)

A experiência de Luiz Alberto no Boca Juniors terminou de forma prematura. Após disputar apenas sete partidas pela equipe argentina, o zagueiro, ex-Fluminense, rescindiu seu contrato com o clube.

No total, o brasileiro jogou 586 minutos com a camisa do Boca Juniors. A primeira delas foi em fevereiro, contra o Estudiantes. No entanto, o fraco desempenho do time e a forma física ruim contribuíram para Luiz Alberto sofrer críticas.

O zagueiro foi titular no clássico contra o River Plate, vencido pelo Boca Juniors por 2 a 0. Contratado no começo deste ano, Luiz Alberto tinha contrato com o Boca até junho.

No entanto, após a saída do treinador Abel Alves, a situação do zagueiro se complicou. Luiz Alberto perdeu espaço após Roberto Pompei assumir o cargo de forma interina. O jogador, de 33 anos, deve retornar ao Brasil.

No torneio Clausura, o Boca Juniors ocupa um modesto 17º lugar, com apenas 14 pontos ganhos em 15 partidas.

Fracassos e sucessos

Em 2005, outro brasileiro passou pelo Boca Juniors sem muito brilho. Após um bom começo, o lateral-direito Baiano, apelidado de “Bombom” na Argentina, não repetiu as mesmas atuações. O jogador afirmou ter sido vítima de discriminação racial. Charles e Gaúcho também tiveram passagens apagadas pelo clube.

No entanto, outros brasileiros brilharam com a camisa xeneize. Domingos da Guia e Heleno de Freitas se destacaram pelo Boca nos anos 30 e 40, respectivamente. Nos anos 60, houve nova leva de contratações, como Orlando, Dino Sani, Del Vecchio e Almir Pernambuquinho. Iarley, em 2003 e 2004, também teve boa passagem pelo clube.

Na história do Boca Juniors, um brasileiro está entre os maiores ídolos do clube. Paulo Valentim foi contratado após se destacar pela seleção brasileira no Sul-Americano de 1959, disputado na Argentina. Não demorou para o jogador, com passagens por Atlético-MG e Botafogo, logo se destacar.

Em 115 partidas com a camisa do Boca Juniors, Paulo Valentim fez 71 gols e conquistou dois títulos nacionais, em 1962 e 1964. Além disso, ele foi o artilheiro do time em três temporadas. Para a torcida, outro feito o torna tão querido: o brasileiro é o maior goleador do Boca nos clássicos contra o River Plate com dez gols marcados.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host