Topo

Argentinos Juniors vence Huracán e comemora título nacional após 25 anos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/05/2010 18h15

Classificação e Jogos

O Argentinos Juniors enfim conseguiu quebrar um jejum de 25 anos de títulos nacionais neste domingo. Dependendo apenas de si para levantar o caneco, venceu o Huracán fora de casa por 2 a 1 e faturou o Clausura 2010, desbancando o Estudiantes, que mesmo fazendo a sua parte diante do Colón ao aplicar uma goleada de 4 a 1, ficou apenas com o vice-campeonato.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CLAUSURA 2010

TIME PONTOS
1º) Argentinos Juniors 41
2º) Estudiantes 40
3º) Godoy Cruz 37
4º) Independiente 34
5º) Banfield 32

O Argentinos Juniors não ganhava um título argentino desde o ano de 1985. Já o Estudiantes, que teve sua última conquista em 2006, com o Apertura, dividiu boa parte da competição nacional com a Libertadores. Mesmo assim, chegou à última rodada do Campeonato Argentino com grandes chances de título.

Agora, o Estudiantes junta os cacos para reverter a vantagem obtida pelo Internacional no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, no Beira-Rio. Na primeira partida, os brasileiros venceram os argentinos por 1 a 0. O duelo de volta acontece já nesta semana, na quinta-feira, na cidade de La Plata.

Mesmo sem o craque Juan Sebástian Verón, expulso no último jogo diante do Rosário Central, o Estudiantes não teve problemas para garantir uma boa vantagem diante do Colón ainda na primeira etapa. O atacante Boselli foi o responsável pelos dois gols. No primeiro, recebeu linda assistência dentro da área e soltou a bomba, aos 11min de jogo. Depois, desviou de cabeça cobrança de falta pela direita e ampliou, aos 22min.

Praticamente ao mesmo tempo da comemoração do segundo gol do Estudiantes, o Argentinos Juniors abriu o placar na cidade de Buenos Aires, aos 23min. Depois de longo cruzamento da direita, Juan Mercier antecipou-se à defesa do Huracán e mandou de cabeça para as redes.

Em Santa Fé, no segundo tempo, Boselli (mais uma vez) e Enzo Pérez completaram a goleada (Curuchet ainda fez o de honra do Colón) e começaram apenas a pensar do jogo de Buenos Aires. Porém, a reação do Huracán – que teve dois jogadores expulsos na etapa final - não veio, e aos 32min, Coria marcou o segundo do Argentinos. Alan Sanchez descontou para o time da casa, mas não evitou o título dos visitantes.