Topo

Gimnasia não entrega e permite que Estudiantes, seu maior rival, siga líder

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/11/2010 00h09

Classificação e Jogos

Enquanto muito se fala no Brasil em times entregando jogos para prejudicar rivais que brigam pelo título nacional, na Argentina o Gimnasia y Esgrima mostrou neste domingo que, rivalidade à parte, a honra da equipe segue sendo prioridade. Em casa, a equipe de La Plata empatou sem gols com Vélez e permitiu que o Estudiantes confirmasse a liderança isolada do Apertura, ficando mais perto do título argentino.

Pesa também para esse desinteresse em prejudicar o Estudiantes a possibilidade de o Gimnasia ser rebaixado e, por isso, brigar por cada ponto. Com média ponderada de 1.131 pontos por partida nas três últimas temporadas, é o terceiro pior no ranking do descenso e cairia se a competição acabasse hoje. A queda, porém, só é decidida no final do Clausura.

O empate sem gols é uma novidade para o Vélez, que tem os dois líderes da tábua de artilheiros do Argentino: Santiago “El Tanque” Silva e Juan Martinez, ambos com oito gols, mas que neste domingo jogaram afastados entre si e pouco assustaram o time da casa.

Com o tropeço do seu principal rival pelo título, o Estudiantes abre dois pontos na liderança, reassumida no sábado. Na rodada passada, o time de Verón havia perdido a primeira colocação – que vinha segurando desde as primeiras rodadas – exatamente com uma derrota para o Vélez, agora segundo. Oito pontos atrás do Estudiantes está o Arsenal, terceiro colocado, que dificilmente brigará até o fim pelo título, já que só faltam quatro rodadas para o final da competição.

A rodada deste domingo teve ainda a vitória do Boca Juniors sobre Arsenal por 2 a 1 em casa, com um gol no final do segundo tempo de Palermo. Além dele, Sergio Araújo também marcou, fazendo o seu primeiro gol como profissional. O jogador é uma das grandes promessas da base do Boca.

Ainda neste domingo, San Lorenzo e River ficaram no 0 a 0, enquanto Racing e Quilmes empataram em 1 a 1.