Topo

Artilheiros marcam, Vélez Sarsfield vence e segue na cola do Estudiantes

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/11/2010 22h40

Classificação e Jogos

Pressionado pela vitória do Estudiantes no domingo, o Vélez Sarsfield fez a sua parte no fechamento da 16ª rodada, venceu o ameaçado Tigre em casa por 2 a 1 e assim manteve-se firme na briga pelo título com a equipe de La Plata. Os dois gols dos anfitriões foram marcados por Santiago "El Tanque" Silva e Juan Manuel Martínez, artilheiros do Vélez e também do Apertura, com nove tentos cada.

O triunfo desta terça-feira levou o Vélez Sarsfield aos 34 pontos na tabela, contra 36 do Estudiantes, restando apenas três partidas para o final da competição. Além de manter-se próximo do líder, o Vélez ainda ficou muito perto de carimbar uma vaga na Copa Libertadores de 2011 – chegou aos 61 na soma do Clausura e Apertura, contra 55 do Newell’s.

A equipe de Buenos Aires não deu chances para o Tigre gostar do jogo na primeira etapa. Não fosse a ótima atuação do goleiro Daniel Islas e o gol incrível perdido por Santiago Silva, a vantagem nos 45min iniciais poderia ter ido além de 1 a 0. Aliás, foi o próprio “El Tanque”, conhecido da torcida corintiana, quem abriu o placar aos 10min de jogo.

O atacante recebeu na entrada da área, dominou e acertou um belo chute cruzado, rasteiro, este sem chances para o goleiro Islas. Na segunda etapa, as coisas ficaram mais fáceis para o Vélez. Aos 16min, Martín Galmarini cometeu pênalti em Juan Manuel Martínez e de quebra recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso da partida.

Com a penalidade convertida pelo próprio Martínez e com um homem a mais em campo, ficou mais fácil para o Vélez, que apesar disso ainda viu o Tigre descontar nos acréscimos com Castaño, de cabeça. Já o Tigre, sexto pior no ranking de descenso (média das últimas três temporadas), segue ameaçado com pouca vantagem em relação ao Huracán, quarto pior.

Na próxima rodada do Apertura, o Vélez Sarsfield visita o Godoy Cruz no Mundialista Mendoza. O rival praticamente não briga mais pelo título do Apertura e está a apenas um ponto de garantir oficialmente vaga na Libertadores. O duelo acontece no domingo. Um dia antes, o líder Estudiantes recebe o Argentinos Junior na cidade de La Plata.