Topo

Estudiantes goleia River, mas Vélez também vence e adia decisão do título

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

08/12/2010 19h57

Classificação e Jogos

O Estudiantes fez a sua parte de forma brilhante. Goleou o River Plate por 4 a 0 em pleno Monumental de Nuñez, no penúltimo jogo do Apertura. Porém, para ficar com o título já nesta quarta-feira, precisaria de um tropeço do Vélez Sarsfield, o que não aconteceu. O vice-líder venceu o Huracán por 2 a 0 no estádio El Fortín e adiou o pentacampeonato do time de La Plata para a 19ª e última rodada da competição.

Com o resultado, o Estudiantes avança para 42 pontos, enquanto o Vélez Sarsfield vai para 40. Agora, na última rodada, o time de La Plata recebe o Arsenal Sarandí no estádio Tierra de Campeones, enquanto o Vélez visita o Racing Club na cidade de Avellaneda. Um empate do Estudiantes e uma vitória do Vélez provoca uma nova partida entre as duas equipes para definir o campeão.

Monumental de Nuñez

Nada de esperar. O Estudiantes mostrou que estava disposto a faturar o caneco - ou pelo menos ficar perto dele - já nesta quarta-feira e partiu para cima do River Plate logo após o apito inicial. No primeiro minuto de jogo, Gastón Fernández, camisa 10 do time de La Plata, acertou uma bomba de fora da área e carimbou a trave, assustando o goleiro Carrizo.

Já no lance seguinte, os visitantes conseguiram abrir o placar. Após longo cruzamento da esquerda, em cobrança de falta, Leandro Desábato apareceu entre os zagueiros e completou de cabeça para as redes, colocando o Estudiantes na frente. A equipe de Juan Sebástian Verón, que foi desfalque por estar suspenso, tomava conta do jogo em pleno Monumental.

Tamanha superioridade foi transformada em mais um gol, quase nos acréscimos da primeira etapa. Maximiliano Núñez cruzou com perfeição da linha de fundo, pelo lado direito, e Matías Sánchez apareceu sozinho dentro da pequena área para empurrar para as redes, ficando bem próximo da vitória. Restava apenas saber se o Vélez não faria a sua parte no Amalfitani.

Na etapa final, a vida do Estudiantes ficou ainda mais fácil. Logo no primeiro minuto, a expulsão de Maidana, deixando o River com um a menos, e no segundo, gol de Marcos Rojo, aproveitando rebote após cobrança de falta. Os donos da casa estavam entregues, e viram Mercado aproveitar novo cochilo da defesa do River e, de cabeça, dar números finais à partida.

José Amalfitani

O Vélez Sarsfield, por sua vez, foi tranquilizar seus torcedores apenas no segundo tempo, quando o atacante Cristaldo entrou no lugar de Cubero. Depois de um primeiro tempo nervoso, sem gols, o camisa 9 do Vélez Sarsfield abriu o placar aos 6min, cortando os zagueiros dentro da área e finalizando de direita, mandando a bola lentamente para as redes.

Na metade final, Gastón Manzón foi expulso e deixou o Huracán com um jogador a menos. O Vélez aproveitou a superioridade numérica e no minuto seguinte Cristaldo voltou a marcar, após rebotes do goleiro e da trave, garantindo a vitória dos anfitriões e mantendo as esperanças de título para a última rodada.

Godoy e Racing ficam no empate

Com a sua vaga já garantida para a Libertadores de 2011, o Godoy Cruz recebeu o Racing Club na última partida do dia. Castillo abriu o placar a favor dos donos da casa, logo aos 6min, enquanto Iván Pillud, aos 40min, garantiu o empate por 1 a 1 aos visitantes. Porém, com o título da Sul-Americana, o Independiente ficou com a última vaga argentina para a Libertadores e acabou com as esperanças de Racing, Newell's Old Boys e Lanús.

* atualizada 1h02