Topo

Alemão - 2019

Tentando evitar crise, Bahia defende tabu diante do Vitória no Barradão

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/02/2011 07h00

A tarde deste domingo promete ser decisiva para o Bahia, especialmente para o técnico Rogério Lourenço. Ameaçado no cargo com apenas quatro jogos no comando do clube tricolor, o treinador tem pela frente seu primeiro Ba-Vi, e este pode ser o último em caso de resultado negativo no estádio do Barradão. O duelo, válido pela quinta rodada do Campeonato Baiano, acontece às 17h (horário de Brasília).

CLÁSSICOS NO BARRADÃO DE 2006 A 2010

ANOJOGO
200622/01 - Vitória 2x1 Bahia (Baiano)
21/05 - Vitória 0x1 Bahia (Baiano)
02/11 - Vitória 1x2 Bahia (Série C)
200711/02 - Vitória 1x1 Bahia (Baiano)
09/05 - Vitória 2x2 Bahia (Baiano)
200810/02 - Vitória 0x2 Bahia (Baiano)
20/04 - Vitória 1x4 Bahia (Baiano)
200908/02 - Vitória 0x2 Bahia (Baiano)
03/05 - Vitória 2x2 Bahia (Baiano)
201002/05 - Vitória 1x2 Bahia (Baiano)

Com uma campanha irregular na competição (uma vitória, um empate e duas derrotas), o técnico Rogério Lourenço aposta no desempenho do Bahia nos últimos clássicos disputados dentro da casa do Vitória. A equipe tricolor não perde para o rival jogando no Barradão desde 22 de janeiro de 2006, quando foi derrotado por 2 a 1.

De lá para cá foram nove jogos, com seis vitórias para o Bahia e três empates. “Eu nunca perdi lá e quero que continue assim. Eles estão incomodados com esta situação e nós temos que tirar proveito disso”, afirmou Ananias, que participou de quatro Ba-Vi’s no Barradão, vencendo três e empatando um. O jogador, aliás, será escalado como meia por Rogério Lourenço.

Ananias iniciou a competição jogando na lateral direita em função da contusão de Marcos, titular da posição e que está recuperado para enfrentar o Vitória. Os desfalques confirmados para o clássico são o meia Zezinho e o volante Lenine, machucados. Já o zagueiro Luizão levou a pior em uma dividida no treino da sexta-feira, mas não deve ser problema para o confronto.

Rivais só dentro de campo

Antes de a bola rolar, a rivalidade entre Bahia e Vitória será deixada de lado, pelo menos até o apito inicial. Os dois clubes disponibilizarão um espaço para que os torcedores possam, antes de entrar no Barradão, doar água mineral e alimentos para as pessoas desabrigadas pelas enchentes que castigaram a região serrana do estado do Rio de Janeiro. Pela expectativa de um grande número de doações, ficou definido que parte do que for arrecadado será enviado para o estado de Santa Catarina, que assim como o Rio, está sofrendo com as fortes chuvas do inicio deste ano. A ação beneficente é organizada por Bahia, Vitória, OAS (patrocinadora de ambos), Cruz Vermelha e Transporte de Veículos TMAR.

Com isso, a equipe tricolor deve ser escalada da seguinte maneira pelo técnico Rogério Lourenço: Tiago; Marcos, Luizão (Thiego), Titi e Ávine; Marcone, Rafael Jataí, Camacho, Ananias e Maurício; Souza.

Do lado do Vitória, a situação é bem mais tranquila. Com sete pontos na tabela, a equipe rubro-negra lidera o seu grupo ao lado do Fluminense-BA. Confiante, o técnico Antônio Lopes pretende atacar o Bahia desde o início da partida, e para isso deverá escalar três homens de frente, escalando Elkeson no lugar de Felipe.

“Elkeson é mais atacante que Felipe. Pretendo jogar no esquema que utilizei no ano passado, com o Elkeson aberto pela esquerda”, afirmou o treinador. O meia, que vinha sendo banco nas últimas partidas, disse estar preparado para enfrentar o clássico: “Todo grande jogador aparece em Ba-Vi, quer mostrar o seu futebol. Espero corresponder”.

Para escalar a equipe, o principal problema de Antônio Lopes é nas laterais. O lateral-direito Nino Paraíba, que ainda está entregue ao departamento médico, não terá condições de entrar em campo. O jovem Romário deve ficar com a vaga no setor. O mesmo acontece com Eduardo, com uma lesão na coxa. A tendência é Lopes improvisar o meia Arthur Maia na posição.

Porém, as principais dúvidas do treinador estão no ataque: Rildo e Edson foram titulares nas primeiras rodadas, porém, com a chegada de Pedrão e o retorno de Neto Baiano, a dupla viu suas vagas ameaçadas pelos mais experientes. A equipe deve ser escalada com: Viáfara; Léo, Alison, Léo Fortunato e Arthur Maia; Uelliton, Bida, Júnior Timbó e Elkeson; Rildo (Pedrão) e Edson (Neto Baiano).

Confira os jogos da quinta rodada, todos neste domingo:

17h00 - Serrano x Vitória da Conquista
17h00 - Ipitanga x Bahia de Feira
17h00 - Camaçari x Atlético-BA
17h00 - Fluminense-BA x Juazeiro
17h00 - Vitória x Bahia

* todos os horários são de Brasília