Topo

Alemão - 2019

Consciente, Bahia tenta 'manter ritmo' neste 2º turno; Vitória faz mistério

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 06h00

Depois de vencer o Camaçari no último domingo fora de casa, o Bahia faz nova partida contra o rival nesta quarta-feira, esta no estádio de Pituaçu, na abertura do segundo turno do Campeonato Baiano. Líder isolado da tabela, a equipe comandada por Paulo Roberto Falcão tenta manter o ritmo do final do turno para deixar a classificação para às semifinais cada vez mais próxima.

Porém, o técnico tricolor, ainda invicto no comando da equipe, sabe que uma hora a derrota chegará. “Não podemos achar que vamos ganhar sempre. Não dá para achar que vamos fazer três gols sempre. É difícil e o campeonato é longo”, alertou o treinador, que continuará com uma série de desfalques para o jogo desta quarta: o mais recente deles é Hélder, que torceu o joelho no domingo.

Em compensação, Falcão terá de volta o atacante Souza, artilheiro da equipe na temporada com nove gols. Depois de se recuperar de dores musculares, o camisa 9 apresentou um quadro de indisposição intestinal no final da semana passada e acabou vetado do jogo de domingo. Porém, o atleta treinou normalmente na segunda e terça-feira e está confirmado na equipe tricolor.

“Ficar de fora é muito difícil. Até porque eu estava vindo em um momento muito bom. Foram seis jogos e nove gols. E isso acabou dando uma quebrada na minha sequência. Mas eu trabalhei forte esses dias e tenho certeza que na quarta-feira agora vamos fazer um bom jogo e conquistar mais uma vitória”, declarou Souza, que formará dupla de ataque com Ciro ou Júnior.

Diante de tantos desfalques, Paulo Roberto Falcão deve escalar o Bahia com: Omar; Madson, Rafael Donato, Titi e William Matheus; Fabinho, Lenine, Gabriel e Magno; Ciro (Júnior) e Souza.

Vitória ‘misterioso’

Depois de um primeiro turno abaixo do esperado, o quarto colocado Vitória espera enfim embalar nesta ‘nova fase’ do Campeonato Baiano. E para isso, nada melhor do que buscar mais uma vitória sobre o Serrano, agora fora de casa, no estádio Lomanto Júnior. No jogo de domingo, no Barradão, os rubro-negros levaram a melhor: triunfo de 3 a 0, com todos os gols na etapa inicial.

No segundo tempo, o time caiu de produção, e não foi ‘perdoado’ por Toninho Cerezo. “Quando se acomoda você passa a não marcar bem e o adversário começa a jogar. Não sei se vocês perceberam, mas eles tiveram duas ou três chances na nossa defesa, justamente porque nós acomodamos, não compactamos e não voltamos. Isso não pode acontecer. Vamos dar um puxão de orelha”.

Para o duelo desta quarta, o mistério – tática usualmente adotada por Toninho Cerezo – mais uma vez fará parte da estratégia de jogo. “Nossa equipe vai ser a base que ganhou o último jogo. Pode ter uma ou duas mudanças, mas se eu falar tudo, acaba o segredo, como diz o Joel [Santana]”, brincou Cerezo, que conta com as voltas do volante Mineiro e do atacante Neto Baiano.

A equipe do Vitória deve ser escalada com: Douglas; Romário, Victor Ramos, Gabriel e Mansur; Michel, Mineiro, Arthur Maia e Lúcio Flávio; Marquinhos e Neto Baiano.