Topo

Alemão - 2019

Bahia recebe Serrano para garantir 1º lugar; Vitória quer espantar má fase

Do UOL, em São Paulo

01/04/2012 06h00

O primeiro objetivo, que era a classificação antecipada às semifinais, já foi conquistado. Agora, o Bahia parte para outra missão: garantir a primeira colocação da tabela para obter vantagem na próxima fase do Campeonato Baiano. Para que isso aconteça, basta levar a melhor diante do Serrano no estádio de Pituaçu, neste domingo, em duelo válido pela 19ª rodada da fase classificatória.

 Ao contrário do que era esperado (e geralmente ocorre), a derrota no Ba-Vi parece ter feito bem ao Bahia, que desde então acumulou três vitórias em três jogos, com dez gols pró e apenas dois sofridos. A situação foi inversa no rival rubro-negro: depois do clássico, apenas uma vitória, e dois tropeços na sequência, o último deles em pleno Barradão, diante do Fluminense de Feira (1 a 1).

Com a boa campanha pós-clássico e a liderança praticamente garantida, o Bahia agora pode se dar ao luxo de dar ritmo a jogadores que não vem sendo muito aproveitados por Falcão. Pelo menos essa é a garantida do treinador tricolor. “Eles conseguiram a classificação e queremos chegar coma vantagem nas finais. Vamos usar esses jogos para dar oportunidade a quem estava parado”.

Para escalar a equipe, porém, Falcão terá de quebrar a cabeça, já que conta com sete desfalques: Fahel, Fabinho e Magno cumprem suspensão automática, enquanto Souza, Ávine, Jeferson e Helder vetados pelo departamento médico. Em contrapartida, Morais e Ciro, recuperados de lesão, devem ser aproveitados no time titular. Já o capitão Titi, com um edema na coxa, é dúvida.

A provável escalação do Bahia para o jogo deste domingo é a seguinte: Marcelo Lomba; Madson (Coelho), Rafael Donato, Danny Morais (Titi) e William Matheus; Lenine, Vander (Danny Morais), Magno e Gabriel; Zé Roberto e Ciro.

Vitória quer espantar má fase

Após duas rodadas de futebol abaixo do esperado, o Vitória quer reencontrar o caminho das vitórias neste domingo, quando visita o Itabuna, time que levou de 7 a 1 do Bahia no domingo retrasado. Diferente do rival, o time rubro-negro não tem sequer a classificação garantida, e precisa do resultado positivo para não correr o risco de perder a vice-liderança e ainda ver os adversários se aproximarem.

Para isso, o elenco busca manter a cabeça no lugar. “Momento difícil, pois não queríamos que isso acontecesse. Perdemos no domingo e tivemos um empate dentro de casa. Agora é ter a cabeça no lugar, pois sabemos da capacidade do grupo”, disse Wellington Saci. “Acho que assim como estávamos em uma sequência boa, tivemos dois jogos que não foram tão bons”, justificou Pedro Ken.

Para escalar a equipe, porém, Toninho Cerezo conta com uma série de problemas. Submetido a uma cirurgia no púbis, o lateral direito Nino Paraíba não joga mais esta fase classificatória, assim com o zagueiro Gabriel Paulista, que teve detectada nesta sexta-feira uma lesão na coxa esquerda. Já o volante Uelliton, com uma virose, virou desfalque de última hora.

Quem também não joga neste domingo é Victor Ramos, suspenso. Rildo, por conta de um mal estar, virou dúvida, enquanto Wellington Saci, ainda sem estar 100% depois que voltou de lesão, sequer foi relacionado. Sendo assim, Toninho Cerezo deve ir a campo com: Renan; Léo, Dankler, Rodrigo e Mansur; Rodrigo Mancha, Michel, Pedro Ken e Geovanni; Marquinhos e Neto Baiano.