Topo

Alemão - 2019

Em alta, Bahia e Vitória buscam título estadual para fechar 'semana perfeita'

Na última decisão entre os rivais, em 2010, o Vitória levou a melhor e foi campeão - Eduardo Martins/Agência Estado
Na última decisão entre os rivais, em 2010, o Vitória levou a melhor e foi campeão Imagem: Eduardo Martins/Agência Estado

Do UOL, em São Paulo

13/05/2012 06h00

Pode-se dizer que o time que sair campeão do Pituaçu neste domingo de Dia das Mães terá tido uma semana praticamente perfeita. Vitória e Bahia avançaram às quartas de final da Copa do Brasil na quarta e quinta-feira, respectivamente, e agora buscam o título estadual para ganhar ‘fôlego extra’ para a sequência da temporada. Aos tricolores, basta um novo empate para garantir o caneco; já os rubro-negros precisam do triunfo  - o jogo de ida, no Barradão, terminou em 0 a 0.

VITÓRIA FAZ 113 ANOS

Além do Dia das Mães, este 13 de maio de 2012 significa o aniversário de 113 anos do Vitória, o que deixa a conquista ainda mais saborosa para os rubro-negros, ou também para os tricolores, que podem estragar a festa do principal rival.

Sem conquistar o Estadual desde 2001, o Bahia quer acabar com o incômodo jejum de títulos e, mais que isso, com a hegemonia do rival neste século. Desde a última conquista tricolor, o Vitória ergueu a taça oito vezes (de dez). Fora isso, a última vez que o Tricolor levou a melhor em decisões do Estadual foi em 1998. Desde então, foram sete finais entre os rivais, todas com conquistas rubro-negras.

“Vamos jogar em casa e desde já chamamos o torcedor. O time está desde terça concentrado, todo mundo querendo. Eles sabem da dificuldade, mas sabem da oportunidade de entrar para a história do Bahia. A única coisa que tenho certeza é que o time vai jogar o que for possível para ser campeão. Todas metas foram alcançadas. Ainda estão faltando os 100%, já temos 99%”, disse Falcão.

De acordo com o comandante tricolor, o Bahia chega ainda mais forte para esta decisão por conta da eliminação sobre a Portuguesa no meio da semana, pela Copa do Brasil. “Saímos fortalecidos. A gente conseguiu uma classificação difícil, de um treinador [Geninho] que conhece o futebol da Bahia, que conhece a torcida do Bahia e conhece o futebol”, acrescentou Paulo Roberto Falcão.

O Vitória, por sua vez, vem de uma classificação emocionante diante do Botafogo pela Copa do Brasil, em pleno Engenhão, e quer manter a hegemonia que tem sobre o rival neste século. “Muita gente não acredita no nosso time, mas nós conversamos bastante para conseguirmos nossos objetivos e agora não será diferente. O time está motivado e esperamos sair com o título de Pituaçu”, disse Uelliton.

Novidades nas equipes

Para buscar o título estadual, o técnico tricolor volta a contar com o atacante Souza, poupado do jogo do meio da semana justamente para estar preparado para o Ba-Vi. “Sabemos o carinho do torcedor com a gente nos jogos, nas ruas, mas eles podem ter certeza, que a gente nesse jogo de domingo vai sair sangrando, mas a gente vai trazer esse título para o torcedor do Bahia”, disse o camisa 9.

Já no time comandado por Ricardo Silva, a novidade fica por conta do provável retorno do atacante Marquinhos. Recuperado de um edema na coxa, o atleta deve ficar pelo menos como opção de banco. Já o zagueiro Victor Ramos volta de suspensão, mas ainda não tem presença confirmada na equipe titular, já que Gabriel e Rodrigo deram conta do recado na quarta.

Em contrapartida, Léo, que se machucou diante do Botafogo, não terá condições. Com isso, Romário continua na lateral. No meio, Michel, com um edema na coxa, também segue como desfalque. Assim, Rodrigo Mancha mais uma vez será o escolhido para formar a dupla de volantes com Uelliton. Existe ainda a possibilidade de Geovanni perder a posição para Dinei, deixando o time com três atacantes, mas Ricardo Silva manterá o mistério até a hora do jogo.

BAHIA X VITÓRIA

Data:13/05/2012, domingo 
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro:  Wilson Luiz Seneme (SP/Fifa)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ/Fifa)

Bahia
Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Hélder (Gerley); Fahel, Fabinho (Hélder), Gabriel, Morais e Lulinha; Souza
Técnico: Paulo Roberto Falcão

Vitória
Douglas; Romário, Rodrigo, Victor Ramos (Gabriel Paulista) e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Geovanni (Dinei); Tartá (Marquinhos) e Neto Baiano
Técnico: Ricardo Silva