Topo

Alemão - 2019

Contratado pelo Bahia, Joel se diz especialista em 'apagar incêndios'

Joel chega ao Bahia após clube ser goleado pelo rival Vitória na abertura da Fonte Nova - AgNews
Joel chega ao Bahia após clube ser goleado pelo rival Vitória na abertura da Fonte Nova Imagem: AgNews

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 11h04

Assumir o Bahia em crise e logo após sofrer goleada para o arquirrival Vitória por 5 a 1 não é uma tarefa das mais fáceis. O desafio, porém, parece não preocupar o técnico Joel Santana. Contratado para substituir Jorginho no comando do time baiano, o treinador afirmou se sentir bem no papel de ‘bombeiro’ nas equipes em que trabalha.

“Cada treinador tem uma maneira. Uns pegam o time feito, outros vão para organizar. Eu vou lá para tirar do incêndio. Isso não me incomoda, mais uma vez meu trabalho está sendo reconhecido. Tudo vai dar certo, sempre deu e não é agora que não vai dar”, disse Joel em entrevista ao Redação Sportv.

Joel Santana não trabalha no futebol desde a saída do Flamengo, em julho de 2012. Ele precisou passar por uma cirurgia no quadril no ano passado e só agora irá retomar a carreira profissional.

“Foi uma recuperação muito difícil, andei de tripé e muleta. Agora estou andando normalmente e tendo a oportunidade de fazer o que gosto. Sempre que estou em um momento difícil a Bahia me chama para uma volta. Sempre digo que a Bahia é minha segunda casa. Tenho oito [títulos] estaduais no Rio e quatro na Bahia”, comentou Joel.

O treinador ainda aproveitou para sair em defesa dos treinadores brasileiros da ‘velha guarda’, duramente criticados e chamados de ‘desatualizados’ pelo técnico do Vasco, Paulo Autuori, em entrevista ao jornal O Globo na semana passada.

“No futebol brasileiro dizem que os treinadores mais antigos estão ultrapassados, que não sabem mais nada. Mas a gente vê o mesmo que vocês veem. Claro que temos defeitos, não somos donos da verdade. Mas se manter no futebol brasileiro, onde você é criticado todos os dias, não é fácil”, afirmou Joel. “Tem que respeitar o Felipão, o Parreira, o Zagallo, são campeões mundiais. Mas não estou respondendo ao Paulo [Autuori]. Eu o respeito como profissional e sei que fará um grande trabalho no Vasco”.

Joel Santana ainda não comandará o time tricolor nesta quinta-feira, contra o Maranhão Atlético Clube, em São Luís, pela Copa do Brasil. O treinador acompanhará a partida no estádio, mas a equipe será comandada pelo auxiliar técnico Eduardo Barroca. Sua estreia à beira do campo será domingo, contra o Vitória da Conquista, pelo Campeonato Baiano.