Especial mostra os gols, os heróis, os bastidores e curiosidades do título do Brasileiro de 2012. Use o scroll do mouse ou a barra de rolagem à direita para navegar pelo nosso especial.
Um dos jovens que tiveram chance com Abel Braga nesta temporada nem sonhava em defender o Fluminense há dois anos, quando era ajudante de pedreiro. O atacante Micahel começou no Rio Preto-SP e só chegou ao clube em junho do ano passado. Antes, auxiliava o pai no trabalho pesado. Marcou um gol no Brasileirão.
Uma das manias engraçadas do elenco vem do meia Deco. O jogador, que costuma treinar de meia soquete, só entra em campo com a chuteira que usou no treinamento da véspera da partida. Mesmo que o modelo já seja conhecido, o armador faz questão de 'amaciar' o instrumento de trabalho um dia antes dos jogos.
Dentro de campo, Fred não tem moleza e 'rala' como todos os jogadores, mas fora dele, o capitão tem pequenos privilégios pelo tempo de casa e por ser uma das estrelas da companhia. Pode levar a filha Geovanna para dormir com ele na concentração e não carrega sua mala nos embarques e desembarques do time.
Tentando se livrar das lesões que o atrapalharam desde que chegou ao Fluminense, Deco também buscou ajuda fora do clube, com o fisioterapeuta Francisco Briglia, o 'Chicão'. Os métodos vão desde a acupuntura, até instrumentos mais 'alternativos' como martelos, óleos e ventosas, numa técnica chamada cinesiologia.
No vestiário do Fluminense nas Laranjeiras, um ritual acontece sempre na véspera das partidas, Existe um altar com imagens de alguns santos e lá, o técnico Abel Braga realiza suas orações durante quase meia hora. Alguns jogadores também fazem suas preces, mas o treinador é o mais assíduo no momento de fé.
A trilha sonora do goleiro Diego Cavalieri antes dos jogos do Fluminense é bem conhecida dos amigos. O rap 'Homem na Estrada', dos Racionais MC's é a música favorita do camisa 12, que também conversa quase que diariamente com o ex-goleiro Marcos, do Palmeiras. Ambos mantém forte amizade.
A empolgação do atacante Marcos Junior com suas primeiras atuações pelo profissional gerou um apelido engraçado do meia Deco ao jovem de 19 anos: 'Resolve'. Nos treinos, o experiente armador sempre brincava com a promessa de Xerém. 'Vai lá resolver, resolve'. O puxão de orelha foi aceito com bom humor.
Reformado, o vestiário das Laranjeiras foi 'equipado' com um Playstation 3. Antes ou depois de alguns treinamentos, os jogadores disputam um animado campeonato de PES 2012. A brincadeira ganhou ares profissionais com um pesado troféu para o vencedor e até para o artilheiro da competição.
Apesar do bom momento do clube carioca, em setembro, integrantes de diversas organizadas foram até a sede do Fluminense para cobrar ajuda de custo. Com dedos em riste, os líderes disseram que havia 'acabado o amor'. A diretoria apertou o cerco na distribuição de cortesias e irritou algumas facções.
Uma tradição nesta temporada foram os jantares com praticamente todo elenco. Após o primeiro turno, todos os jogadores foram até uma churrascaria tradicional da zona Oeste para confraternizar. No aniversário do atacante Fred e após convocações de atletas à seleção, a medida também se repetiu.
O UOL Esporte ouviu com exclusividade os jogadores do Fluminense após a conquista do título.
Veja todos os gols do Fluminense na batalha pelo título.
Veja outras conquistas do Fluminense.
Para levar a taça, o Flu contou com alguns heróis (e vilões) em campo. Conheça os números dos destaques desta temporada no tricolor carioca.